Qualidade de Vida

15/01/2016 10:00 - Atualizado em 07/10/2016 05:32

Dia do Compositor celebra os artistas que fazem música

Aproveite a data para ouvir suas músicas favoritas, o que garante bem-estar.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você consegue imaginar uma vida sem música? É para valorizar os profissionais que desenvolvem trilhas sonoras para nossa história que, em 15 de janeiro, celebra-se o Dia do Compositor.

Não importa se você gosta de sertanejo, pop internacional ou mesmo clássicos eruditos ou populares. Os compositores têm papel importante na vida de todos - afinal, aguçam nossa sensibilidade e transformam as experiências.

Cientistas da Universidade de McGill, no Canadá, revisaram 155 estudos sobre os impactos da música na saúde neurológica dos humanos. Eles descobriram que as canções podem afetar mecanismos neuroquímicos de nossa saúde, atuando no temperamento, no controle de estresse, no sistema imunológico e nas próprias relações sociais.

Aproveite o Dia do Compositor para conhecer melhor o trabalho desses profissionais.

dia do compositor violão

Saiba a quem é dedicado o Dia do Compositor

O compositor é um músico responsável pelo desenvolvimento de partituras e arranjos instrumentais de canções. É ele quem faz o preparo da melodia e escreve as notas que devem ser tocadas em determinado tempo.

Em muitos casos, o compositor é também quem escreve as letras e canta as próprias músicas, mas nem sempre essa função é exercida. Existem aqueles que são apenas letristas e os que são intérpretes das canções compostas por outros artistas.

Para evitar alterações ou variações muito drásticas em seus trabalhos, os compositores têm total direito sobre sua obra, podendo cedê-la ou não para ser interpretada ou modificada por outros artistas. Em alguns casos, eles até mesmo deixam partes específicas na partitura para que o cantor ou músico faça modificações a seu gosto.

Todos os profissionais que fazem música podem ser parabenizados, no Dia do Compositor. De uma maneira ou de outra, eles são responsáveis por dar forma e tom às canções. Sejam elas conhecidas ou não, a dedicação para criar algo novo e musical merece ser exaltada.

Saiba Mais
Ouvir música aguça os sentidos e faz bem para a saúde
Músicas para malhar: Monte a playlist certa para o seu exercício
Escolha as melhores músicas para dormir com tranquilidade

Música é arte para ser valorizada

Felicidade é comum, entre os amantes de música. Na Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, um estudo descobriu que ouvir os sons musicais ajuda na liberação de dopamina, uma substância responsável pela sensação de bem-estar. Saiba como aproveitar o Dia do Compositor ouvindo música.

Corrida com música rende mais

Se você está em busca de pique para correr, a música pode ajudar. Canções motivacionais ou mais agitadas garantem mais fôlego para o treino.

Fique tranquilo e ponha os fones

Escutar as canções que você mais gosta pode diminuir o nível de estresse Além disso, segundo a pesquisa feita no Canadá, o sistema imunológico também reage à música, ficando ainda mais fortalecido.

Ouça mais música, durma mais tranquilo

Pessoas que ouvem músicas tranquilas antes de dormir conseguem descansar com mais qualidade. Sintomas de depressão também tendem a desaparecer. Meditação com melodias relaxantes pode ser outro remédio para espantar a tristeza.

Música ajudar a comer melhor

Comer melhor é sinônimo de alimentar-se na medida e devagar. A música suave ajuda você a se controlar na hora das refeições e a apreciar o prato.

Por que não comemorar o Dia do Compositor com uma música ambiente, uma boa comida e um investimento na sua saúde mental e física? Deixe seu comentário dizendo quais são seus artistas favoritos! E aproveite para conferir outras novidades para seu bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
composição
músico
artistas
benefícios da música

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ