Qualidade de Vida

26/02/2016 10:00 - Atualizado em 01/12/2016 02:05

Dia do Comediante: Rir é o melhor remédio

No dia 26 de fevereiro, homenageamos aqueles que nos fazem rir.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Dizem que rir é o melhor remédio. De fato, a ciência já comprovou os benefícios do humor para a nossa saúde. Assim, não fica difícil entender a importância do profissional cujo ofício é fazer rir. A relevância é tanta que ele ganhou uma data só para si: o Dia do Comediante, celebrado no dia 26 de fevereiro.

O comediante é aquele que provoca o riso por meio da expressão corporal ou verbal. Assim, podemos diferenciá-lo do humorista. Enquanto o primeiro interpreta um texto ou uma situação humorística, o segundo cria o texto ou concebe a cena que será apresentada ao público. Quem interpreta o seu próprio texto é, naturalmente, as duas coisas.

A composição de obras cômicas para entreter o público é uma tradição que começou na Grécia Antiga. O velho teatro grego tinha duas categorias principais de narrativa: a tragédia e a comédia. De lá para cá, a arte de fazer rir ganhou inúmeros formatos.

dia do comediante - homem faz stand-up

Homenagens no Dia do Comediante

TV

Os comediantes mais populares costumam aparecer em programas semanais ou diários na televisão. Entre os clássicos brasileiros estão Os Trapalhões, Chico Anysio e Jô Soares.

Cinema

Alguns profissionais geralmente vão para a telona depois de já terem consolidado uma carreira na televisão, mas os filmes podem alavancar seu talento para o mundo todo. O maior exemplo de comediante no cinema é Charles Chaplin, muito popular com seu humor visual antes mesmo de a TV ser inventada.

Teatro

O modelo original de comédia pode ter perdido a popularidade com o avanço da tecnologia, mas ainda tem bom público no mundo todo. Os espetáculos humorísticos vão desde monólogos até obras de Shakespeare.

Stand-up Comedy

A comédia stand-up é um gênero muito popular nos Estados Unidos e tem despertado bastante interesse do público brasileiro. Consiste em uma apresentação de cara limpa, na qual o comediante-humorista fala sobre questões cotidianas com uma visão cômica.

Internet

Hoje é muito fácil gravar um vídeo e publicá-lo na rede. Isso possibilitou que jovens talentos escondidos encontrassem seu lugar ao sol no mundo da comédia. É possível achar vlogs de humor com toda sorte de temáticas, para todos os gostos.

Música

Há humoristas que preferem compor seu material para ser cantado, unindo música e humor. Juca Chaves e Mamonas Assassinas são exemplos conhecidos.

Circo

Quer melhor representação da arte de fazer rir que um palhaço de picadeiro? Engana-se quem pensa que se trata de um humor apenas para crianças. Os pais que levam seus filhos ao circo também dão muita risada.

Artista de rua

O Dia do Comediante também é dele. Em centros de grandes cidades, é possível encontrar artistas surpreendentes e criativos, com materiais de todo tipo, que fazem rir transeuntes de qualquer idade.

Rir faz bem

Se você ainda não entende por que é comemorado o Dia do Comediante, provavelmente não sabe o que uma boa risada pode fazer pela saúde. Estudos científicos já demonstraram que o riso estimula a produção de endorfina, ajuda a prevenir doenças cardíacas e diminui a dor, a pressão sanguínea e o estresse.

No trabalho “The effect of humor on short-term memory in older adults: a new component for whole-person wellness”, pesquisadores da Universidade de Loma Linda, nos Estados Unidos, explicam que a risada pode reduzir o cortisol, o hormônio do estresse:

“A liberação crônica de cortisol pode danificar neurônios do hipocampo, levando a deficiência de aprendizagem e memória.”

Então, no Dia do Comediante, dê muita risada e seja feliz. Mas lembre-se: não adianta passar o dia assistindo a vídeos engraçados na internet se você não aprender a levar os seus dias numa boa.

Gostou do artigo? Então compartilhe o conteúdo com seus seguidores nas redes sociais! Caso tenha dúvidas ou sugestões sobre o assunto, deixe um comentário abaixo. E aproveite para conferir mais dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
riso
humor
felicidade
comédia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ