Qualidade de Vida

20/07/2015 07:10 - Atualizado em 24/09/2016 05:07

Dia do Amigo: Comemore com quem lhe quer bem

Ter amigos é importante em todas as fases da vida para manter a saúde e viver mais.

POR

Redação

  • +A
  • -A

No dia 20 de julho é comemorado o Dia do Amigo, e a data merece ser lembrada e celebrada, não é mesmo? Afinal, os amigos estão presentes em todas as fases da vida e contribuem para o desenvolvimento emocional, aumentam a autoconfiança, proporcionam bem-estar e ainda fazem bem para a saúde.

Ter alguém para dividir preocupações e conquistas torna os obstáculos mais fáceis de enfrentar e os momentos bons ainda mais felizes. Por isso, no Dia do Amigo, não deixe de agradecer a quem sempre está com você, ou de ligar para um amigo de infância que há tempo você não vê, ou até mesmo de mandar uma mensagem aos companheiros virtuais.

Dia do Amigo reconhece as amizades verdadeiras

O Dia do Amigo é também o Dia Internacional da Amizade e foi criado pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro com o intuito de comemorar a chegada do homem à Lua. Com a conquista, ele enviou cerca de 4 mil cartas para diversos países, considerando que o feito significava uma união para os homens, e que juntos conseguiriam superar desafios quase impossíveis.

dia do amigo

Desde então, o Dia do Amigo é celebrado em 20 de julho, lembrando da importância de cultivar amizades verdadeiras em todas as fases da vida. Seja na escola, na vizinhança, no trabalho ou na faculdade, sempre encontramos pessoas com quem temos mais afinidade e nos aproximamos.

A troca de experiências e a sensação de ter alguém em quem confiar e dividir tudo o que acontece, seja bom ou ruim, contribui para a saúde emocional e social. A própria autoconfiança aumenta e a autoestima, também. Os amigos ajudam a superar problemas, afastam a tristeza em momentos difíceis e também comemoram as alegrias.

Pesquisa comprova os benefícios da amizade

Uma pesquisa feita pela Universidade de Harvard, que começou em 1937 e continua até hoje, é considerada o maior estudo já realizado sobre a saúde humana. O projeto acompanha milhares de pessoas de todas as idades e perfis, e afirma que o fator que mais influi no nível de saúde das pessoas não é a riqueza, a genética, a rotina ou a alimentação, mas sim os amigos.

A partir dos dados, os pesquisadores apontam que a aptidão social e as relações entre as pessoas são o que mais importa. A amizade é o principal fator que contribui para o bem-estar. Ter amigos aumenta a expectativa de vida em até dez anos, além de prevenir doenças.

Pessoas com mais de 70 anos têm 22% mais chance de chegar aos 80 se mantiverem relações de amizade fortes e ativas. Isso acontece porque a ocitocina, hormônio que estimula as interações entre as pessoas, age no corpo como um oposto da adrenalina.

Enquanto a adrenalina aumenta o nível de estresse, a ocitocina reduz os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea, diminuindo os riscos de ataques cardíacos e derrames.

Outras pesquisas conduzidas nos Estados Unidos também mostram que a ocitocina aumenta os níveis de interleucina no sangue, componente do sistema imunológico que combate as infecções e protege o organismo.

Então, não deixe o Dia do Amigo passar em branco e fale para os seus parceiros de vida o quanto eles são especiais para você. Fortaleça os laços de amizade e cultive aquelas que são verdadeiras, não só nessa data, mas sempre!

Você tem um melhor amigo? Declare o valor de sua amizade nos comentários! E aproveite para conferir outras dicas do Vivo Mais Saudável para sua qualidade de vida.

TAGS
amizade
saúde emocional
ocitocina
expectativa de vida

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ