Qualidade de Vida

20/12/2015 10:00 - Atualizado em 01/12/2016 05:26

Dia da Solidariedade: Faça a sua parte por um mundo melhor

Estudos revelam que ser solidário contribui para fortalecer a saúde.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O Dia da Solidariedade Humana, celebrado em 20 de dezembro, destaca a importância da cooperação de todos e da contribuição coletiva por um mundo melhor. A data foi instituída em 2005, pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A ocasião enaltece o valor das ações da sociedade na superação de problemas globais e no alcance de objetivos em comum. E você pode fazer sua parte: pequenos atos do dia a dia também são maneiras de fazer o bem ao próximo. Confira os benefícios dessas atitudes para você e para o mundo.

pessoas de mãos dadas no dia da solidariedade

Dia da Solidariedade: Ajudar faz bem

Um estudo conduzido pela Universidade de Exeter, no Reino Unido, e publicado na revista BMC Public Health, em 2013, revelou que ser solidário e fazer trabalhos voluntários faz bem à saúde. A pesquisa apontou que essas pessoas têm menos índices de depressão, desfrutando de mais qualidade de vida e satisfação no dia a dia.

Outro estudo, realizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, aponta que voluntários vivem em média quatro anos a mais.

O pesquisador americano Allan Luks, autor do livro The Healing Power of Doing Good (O Poder Curativo de Fazer o Bem, sem tradução em português até o momento), conta que aqueles que apostam na solidariedade com o próximo têm dez vezes mais chances de ter boa saúde.

O motivo, segundo o profissional, é que essas pessoas desfrutam da satisfação, diminuindo os níveis de estresse e liberando endorfinas, responsáveis pelas sensações de felicidade.

Saiba Mais
Doar órgãos é atitude que pode salvar muitas vidas
Creche para idosos? Veja quando é necessário recorrer a profissionais
Gratidão está na moda: Entenda por que o sentimento é tão benéfico

Seja solidário

O Dia da Solidariedade serve para lembrar que o voluntariado, apesar de muito importante e de proporcionar benefícios para todos os envolvidos, não é a única forma de ajudar. Pequenas ações do dia a dia revelam formas de contribuir com o próximo e colaborar para um mundo melhor. Confira algumas dicas:

Reserve um tempinho

A rotina agitada dos dias atuais faz com que muita gente acabe deixando de ser solidário. Sendo assim, tirar um tempo para visitar um lar de idosos ou um hospital, ou então até mesmo ler um livro com seu filho, são formas de oferecer um pouco de solidariedade. Você desfruta dos benefícios e ainda contribui para fazer outras pessoas mais felizes.

Livre-se de preconceitos

Seja cor, classe social, orientação sexual, religião, gênero ou idade, respeite! E, mais, denuncie se presenciar episódios de preconceito. Contribua para uma sociedade mais igualitária.

Faça uma doação

Doação não está apenas relacionada a dinheiro. Ser solidário é oferecer aquilo que você pode, seja uma roupa usada, um brinquedo ou um livro. Além disso, a doação de sangue e de medula óssea pode salvar vidas.

Seja educado

O Dia da Solidariedade também relembra a importância de cada um fazer a sua parte para uma sociedade melhor. Ceda seu lugar no ônibus para uma gestante ou alguém com dificuldade de locomoção. Segure a porta para um colega de trabalho. Não jogue lixo no chão.

Pode parecer sermão de professora do primário, mas essas lições valem para a vida toda. Atitudes assim contribuem para um mundo melhor. Faça a sua parte!

Como você pretende comemorar o Dia da Solidariedade? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
trabalho voluntário
doação
saúde
preconceito

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ