Qualidade de Vida

31/03/2015 07:22 - Atualizado em 28/11/2016 11:47

Dia da Saúde e Nutrição destaca a importância da alimentação saudável

Com pequenas mudanças nos hábitos alimentares, é possível ter mais qualidade de vida.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Em 31 de março é comemorado o Dia da Saúde e Nutrição, criado para que as pessoas avaliem seus hábitos alimentares. A data também é uma oportunidade para divulgar dicas de como melhorar a qualidade de vida da população.

Uma alimentação saudável vai além de satisfazer a fome. Ela consiste no consumo de nutrientes adequados para garantir disposição e um bom funcionamento do organismo. Saiba como manter um cardápio saboroso e cheio de saúde.

dia da saude e nutricao

Importância do Dia da Saúde e Nutrição

O Dia da Saúde e Nutrição foi criado pelo Ministério da Saúde para informar e conscientizar a população brasileira sobre a importância de manter hábitos saudáveis e uma boa alimentação. Na data, as instituições também desenvolvem ações e medidas que podem contribuir para a melhora da qualidade de vida da sociedade.

Uma alimentação saudável deve fornecer nutrientes e vitaminas variados, que são necessários para garantir o bom funcionamento do organismo. Além de ajudar no desempenho dos órgãos, a nutrição adequada também fortalece a imunidade do corpo e evita problemas de saúde, desde infecções comuns até doenças mais graves, como câncer, por exemplo.

Em cada fase da vida, o corpo humano possui necessidades nutricionais diferentes, exigindo uma alimentação adequada de acordo com a idade. Ao nascimento, o leite materno até os seis meses de vida é fundamental para o desenvolvimento saudável. Durante a infância, o corpo está em constante formação e crescimento.

Já os adultos precisam de uma alimentação completa e balanceada, com refeições compostas por todos os grupos alimentares. Com o passar dos anos, homens e mulheres também desenvolvem carências nutricionais mais específicas. Na terceira idade, muitas vezes é preciso fazer uma suplementação com vitaminas, como cálcio ou outros nutrientes.

O Dia da Saúde e Nutrição também alerta para a necessidade, desde a infância, de prevenir o sobrepeso e a obesidade. Crianças obesas têm grande chance de se tornarem adultos acima do peso. E o quilos a mais podem provocar problemas de saúde como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e obesidade mórbida.

Segundo dados de uma pesquisa do Ministério da Saúde, o número de pessoas acima do peso cresce 1,5% por ano no país. Além disso, cerca de 52% da população masculina e 44% da feminina estão com o Índice de Massa Corporal (IMC) acima da média, ou seja, estão acima do peso ideal.

Dicas do Dia da Saúde e Nutrição

Aproveite o Dia da Saúde e Nutrição para refletir sobre os seus hábitos e avaliar suas escolhas alimentares. Com pequenas mudanças na alimentação, aliadas à prática de atividades físicas, é possível conquistar mais bem-estar e qualidade de vida, além de prevenir doenças degenerativas.

Uma das principais mudanças para uma melhor nutrição é a redução do consumo de alimentos processados. Os produtos industrializados contêm grande quantidade de substâncias nocivas, como sódio, açúcar, gorduras e conservantes. Opte sempre por consumir mais alimentos naturais e frescos, como frutas e verduras.

Como ação do Dia da Saúde e Nutrição para ajudar a manter hábitos saudáveis, o Ministério da Saúde desenvolveu o Guia Alimentar para a População Brasileira, que está disponível para consulta online.

Como você garante a nutrição da sua família? Conte para nós! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
reeducação alimentar
nutrição
alimentação saudável
hábitos alimentares

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ