Qualidade de Vida

02/05/2015 01:22 - Atualizado em 02/12/2016 02:36

Descubra se personalidade forte causa problemas

Estar pronto para os desafios pode ser bom, mas lembre de respeitar a opinião alheia.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Muito se ouve sobre o termo, mas você sabe o que isso quer dizer, de fato? Afinal de contas, se alguém lhe diz que você tem personalidade forte, você deve encarar como um elogio, ou ver como indicativo de que talvez esteja agindo de forma muito crítica ou agressiva?

A personalidade é um conjunto de características e traços que diferenciam uma pessoa da outra. É uma organização dinâmica de áreas variadas do cérebro, que resulta em um padrão de comportamento e determina o modo como você percebe as situações, como pensa a respeito de si e do mundo e como vive a vida.

Persistência, coragem, dinamismo e expressividade são algumas das características da personalidade forte. Apesar de o conceito variar muito de acordo com cada pessoa, entende-se que esse indivíduo goste de expor suas ideias e seus pensamentos.

personalidade forte

Personalidade forte no trabalho

No âmbito profissional, a chamada personalidade forte muitas vezes é vista como uma característica positiva de liderança. Entende-se que essa pessoa vivenciou diferentes experiências no decorrer dos anos e precisou se manter firme em sua posição. Essas práticas colaboraram para estabelecer a confiança e o conhecimento do indivíduo.

Além disso, ter uma personalidade forte no seu local de trabalho significa que você enfrenta adversidades com coragem e expõe a sua opinião sobre os mais variados assuntos. Mantém a calma e é capaz de pensar na situação como um todo, não se deixando levar por inseguranças e medos.

Porém, para não ser visto como arrogante ou “sabe-tudo”, é preciso estar atento ao que as pessoas ao seu redor têm a dizer. Ouvir o outro é tão importante quanto expor as próprias ideias.

Cada pessoa tem o seu próprio ponto de vista e unir diferentes opiniões não minimizará a sua, mas sim agregará uma série de outros embasamentos, que resultarão em melhores resultados nas mais variadas áreas.

Personalidade forte nas relações afetivas

Quando o assunto é vida a dois, ter uma personalidade forte também apresenta uma série de características e desafios. Essa pessoa tende a não acatar a todos os desejos e pedidos do outro, pois leva em conta também as suas vontades

Além disso, irá expor suas opiniões e, quando não concordar com algo, irá defender o seu ponto de vista. No entanto, assim como na vida profissional, é preciso ponderar atitudes. Um relacionamento em que apenas um tem sempre razão dificilmente vai longe. Por isso, exercitar a tolerância e o respeito com a opinião do outro é saudável e fundamental.

Não esqueça de abrir a sua mente e se livrar dos preconceitos. Estar aberto ao novo fará com que você tenha uma personalidade ainda mais interessante e lhe dará aptidão para enfrentar diversas situações. Lembre-se: o mais importante é ser você mesmo e respeitar o próximo.

Gostou das dicas de bem-estar? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
estilo de vida
relacionamentos
opinião
liderança

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ