Qualidade de Vida

30/10/2014 03:28 - Atualizado em 01/12/2016 02:25

Descubra quais são os tipos de yoga e escolha o seu

Existem mais de 40 tipos de yoga praticados atualmente no Brasil.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Embora o objetivo da yoga seja relativamente simples, atingir o estado de hiperconsciência, existem muitas interpretações diferentes para esse ideal. Há mais de cem modalidades de yoga, que, por meio de técnicas diferentes e às vezes semelhantes, procuram procuram integrar a alma, o mundo exterior e o universo por meio de exercícios físicos harmoniosos.

Elencar quais os tipos de yoga à disposição de quem quer começar a praticar é uma tarefa que demanda esforço e muito trabalho de pesquisa. Para facilitar sua vida, selecionamos os métodos mais populares para que você consiga compará-los e, finalmente, tornar-se um yogi.

quais-os-tipos-de-yoga

Quais são os tipos de yoga?

Quando alguém se interessa por saber quais os tipos de yoga presentes no Brasil, normalmente fica surpreso com o número: são mais de 40 diferentes vertentes da filosofia original. No mundo, a contagem ultrapassa a centena: estima-se que haja em torno de 108 modalidades diferentes praticadas atualmente.

Hatha Yoga

É um dos estilos mais populares de yoga no Ocidente. Com foco principal na saúde do corpo, não dá tanta atenção ao aprofundamento filosófico. O método gerou dezenas de ramificações e estilos ao redor do mundo.

Raja Yoga

A meditação é o principal objetivo desse tipo de yoga. O método está relacionado a conceitos de realeza e busca o desenvolvimento espiritual do indivíduo, deixando de lado o esforço físico.

Ashtanga Yoga

Trata-se de uma ramificação do Hatha, criada pelo indiano Sri K. Pattabhi Jois, que até hoje ensina a técnica na região de Mysore, na Índia. É uma das modalidades mais vigorosas, pois envolve um progresso gradativo, exigindo um grau cada vez maior de força e flexibilidade.

Ásana Yoga

Essa modalidade dedica-se exclusivamente à relação entre o psiquismo e o funcionamento dos órgãos internos. Utiliza somente um ásana, mas não tem nenhuma relação com com ginástica ou Educação Física. Está entre as divisões mais ancestrais do yoga.

Swásthya Yoga

É uma sistematização criada pelo escritor e professor de Yoga De Rose na década de 1960. Brasileiro muito respeitado na área, De Rose tem 25 livros publicados sobre temas como comportamento, boas maneiras, filosofia, história, biografia e gastronomia, além de contos e ficção. O conceito de SwáSthya está relacionado à autossuficiência, à saúde, ao bem-estar, ao conforto e à satisfação. Inspirada no ideal mais antigo do Yoga, é uma das modalidades mais completas à disposição.

Diferentes tipos de yoga têm mesmo objetivo

Agora que você já conhece quais os tipos de yoga à disposição de quem quer iniciar na prática, pode compará-los em suas características, adotando a modalidade que mais se assemelha a sua personalidade. Compreender os diferentes objetivos também ajuda na escolha final, pois permite conciliar metas.

Além disso, é importante lembrar que, apesar da ampla variedade de opções, que sugere temáticas distintas e métodos opostos, a grande maioria dos tipos de yoga segue as mesmas oito etapas para atingir o estado de hiperconsciência. A diferença se dá principalmente nas técnicas corporais que envolvem cada um dos estágios. As oito passagens que compõem o ciclo, descritas de modo simplificado, são:

- Yamas: adotar um padrão ético de vida.

- Nyama: trabalhar a auto-disciplina.

- Ásanas: manter posturas físicas específicas.

- Pranayamas: controlar a respiração.

- Pratyahara: observação consciente, sem envolvimento dos sentidos.

- Dharana: atingir o estado de concentração.

- Dhyana: meditar.

- Samadhy: alcançar a consciência plena, a libertação final.

E aí, gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
yoga
corpo e mente
filosofia
tipos de yoga

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ