Qualidade de Vida

03/12/2015 01:50 - Atualizado em 04/12/2016 12:59

Descubra o que Fernando de Noronha tem de melhor

Arquipélago pernambucano encanta visitantes pelas paisagens paradisíacas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Não é para menos que Fernando de Noronha é um dos destinos mais famosos do Brasil. O mar mistura tons de azul-turquesa com verde-esmeralda e a areia dourada das praias completa o cenário paradisíaco.

Além da orla deslumbrante, o arquipélago, que fica a 545 quilômetros de Recife, oferece aos visitantes bares, restaurantes e muita diversão para quem decide passar alguns dias no local.

fernando de noronha, morro dois irmãos

Os encantos de Fernando de Noronha

Fernando de Noronha, apesar de estar em território nacional, é um destino que exige um investimento mais alto, em relação a outros lugares dentro do Brasil. Há um acréscimo no valor dos produtos disponíveis na ilha, já que eles são trazidos do continente. Além disso, os turistas precisam pagar taxas de permanência, que são revertidas para a preservação da natureza local.

Mesmo com um preço um tanto quanto salgado, Noronha oferece em troca cenários de tirar o fôlego e muita qualidade de vida. As principais praias da ilha são a Baía do Sancho, a Baía dos Porcos e a Praia do Leão. Já o morro Dois Irmãos e o Morro do Pico são outros pontos que viraram símbolo regional.

A ilha, com apenas 17 quilômetros quadrados, pode ser explorada facilmente. É possível circular de ônibus, táxi, moto ou bugue. Entre as programações imperdíveis, estão os passeios de barco, o surfe, a observação de golfinhos e os mergulhos. Qualquer que seja a atividade escolhida, a certeza é de muita diversão.

À noite, os turistas podem curtir a animação no famoso Bar do Cachorro, que agita os visitantes com o típico forró. Além disso, é possível se deliciar com os restaurantes típicos da região e provar os sabores da culinária pernambucana.

O arquipélago foi transformado em Parque Nacional apenas nos anos 1990 e, desde então, foi tombado como Patrimônio Mundial Natural pela Unesco. Atualmente, apenas 240 pessoas podem passar a noite na ilha ao mesmo tempo. Esse controle é uma forma de preservar o destino e garantir, principalmente, a saúde do meio ambiente.

buggy em fernando de noronha

Programe a sua viagem

As temporadas em Fernando de Noronha são divididas entre alta, média e baixa. A primeira corresponde aos meses de janeiro e julho e ao período entre 16 e 31 de dezembro. Já a média abrange os meses de fevereiro, agosto e setembro. A baixa temporada, que normalmente é a época mais chuvosa na região, ocorre entre março e junho e de outubro a 16 de dezembro.

Escolhida a data, é hora de buscar a acomodação. Diversos sites oferecem quartos disponíveis, onde você pode conferir as facilidades do local, além de ler resenhas e comentários de hóspedes. Noronha oferece de pousadas aconchegantes a resorts luxuosos.

Saiba Mais
Conheça 4 praias do Nordeste para você passar as férias
Conheça 11 lugares para se exercitar ao ar livre em Recife
Conheça o carnaval de Olinda, com o maior bloco de rua do mundo

Na mala, inclua roupas leves e confortáveis para curtir os dias de relax. O clima, inclusive fora da praia, é bastante casual. Camisetas, bermudas, vestidos, shorts e blusas não fazem feio.

Se você já possui equipamento de mergulho, não deixe de levá-lo na sua bagagem. A água cristalina das praias do arquipélago permitem que você se encante com diversas espécies de peixes e corais.

Outra dica bacana é levar uma câmera fotográfica subaquática para que você possa registrar os momentos inclusive embaixo d'água. Caso você não possua uma, pode alugar em alguns estabelecimentos da ilha.

Que acha de incluir Fernando de Noronha no roteiro da próxima viagem? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
natureza
Pernambuco
praia
turismo

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ