Qualidade de Vida

11/02/2015 11:39 - Atualizado em 12/10/2016 03:18

Descubra curiosidades da história do Carnaval

A história do Carnaval tem origem na Grécia Antiga, mas a festa se adaptou a diferentes culturas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O Carnaval é conhecido como a maior festa popular do Brasil. Com atividades no país todo, cada região celebra de acordo com suas influências culturais. Mas o que muitos não sabem é que a história do Carnaval começou na Grécia Antiga e esconde várias curiosidades.

historia do carnaval

Conheça a história do Carnaval

A história do Carnaval começa em torno do ano 600 a.C, na Grécia. A celebração chegou ao Brasil no início do século 17, sendo influenciada pelas festividades que aconteciam na Europa.

Porém, o Carnaval se tornou mais popular no Brasil apenas no século 20, tendo um crescimento considerável devido às marchinhas carnavalescas, que fizeram a festa ficar mais animada.

Atualmente, as comemorações mais famosas acontecem no Rio de Janeiro e São Paulo, com os tradicionais desfiles das escolas de samba, e em Pernambuco, que permaneceu com as tradições originais do Carnaval de rua. Já na Bahia, as festividades contam com trios elétricos embalados por músicas dançantes, principalmente o axé.

Mas o Carnaval não é comemorado apenas no Brasil. Em cada país, a festa tem significados e simbologias diferentes. No período do Carnaval brasileiro, acontece no Reino Unido, por exemplo, o Shroveitide, a comemoração do Carnaval britânico.

Nos Estados Unidos, vários estados celebram o Mardi Gras (Terça-Feira Gorda), com desfiles pelas ruas e carros alegóricos gigantescos.

Veneza também faz parte da história do Carnaval, e por muito tempo foi uma das celebrações mais fortes e alegres do mundo. Durante o período do Carnaval, aconteciam bailes de máscaras e festas nas ruas da cidade. Porém, com o passar dos anos, a celebração foi enfraquecendo, restando hoje em dia apenas festas menores.

Curiosidades sobre a história do Carnaval

- As comemorações de Carnaval mudaram muito com o tempo. No começo da história do Carnaval, as festas incluíam sátiras aos poderosos. Os foliões se protegiam de possíveis punições com a desculpa de que a celebração os deixava loucos ("folie", em francês, significa loucura).

- A data de comemoração do Carnaval no Brasil é baseada na Páscoa. A Quarta-Feira de Cinzas cai 46 dias antes do domingo da festividade, que são a soma dos 40 dias que antecedem o Domingo de Ramos com os seis dias da Semana Santa antes do domingo pascal.

- O Brasil recebeu muitas influências do Carnaval europeu. Em alguns países, como a França, a festa acontecia em forma de desfiles de rua, com os foliões usando máscaras e fantasias. Alguns personagens têm origem europeia e foram incorporados ao carnaval brasileiro. Rei Momo, Pierrô e Colombina são alguns deles.

- Na história do Carnaval das escolas de samba, a primeira agremiação brasileira foi criada no dia 12 de agosto de 1928, no Rio de Janeiro. Originalmente chamada de Deixa Falar, anos depois teve seu nome alterado para Estácio de Sá.

- Os circuitos do Carnaval baiano recebem mais de 150 blocos organizados, somando mais de 2 milhões de pessoas durante os sete dias de festa. Sim, na Bahia o Carnaval começa na quinta-feira anterior ao feriado e só termina na Quarta-Feira de Cinzas. Haja fôlego.

Aprendeu um pouco mais sobre a história do Carnaval? Conte para nós! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
Carnaval
história
curiosidades
festa

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ