Qualidade de Vida

29/05/2015 11:18 - Atualizado em 21/11/2016 10:20

Descubra 4 motivos para ter um sono de qualidade

Uma noite de sono rende não só descanso, mas também benefícios para a memória e o coração.

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Redação

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Se você trocou o livro de cabeceira pelo celular antes de dormir, saiba que isso pode ser uma das razões para não ter um sono de qualidade. Alguns distúrbios do sono também podem causar problemas cardíacos, perda de cognição e alterações no metabolismo.

Por outro lado, ter uma noite tranquila - o que, para adultos, chega a uma média de oito horas diárias -, traz benefícios para a memória e ajuda a prevenir depressão e problemas cardíacos.

Confira quatro motivos para ter um sono de qualidade e os malefícios das noites mal dormidas.

sono de qualidade

Hábitos que prejudicam o sono e a saúde

Equipamentos eletrônicos

Em 2015, pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, apontaram que a exposição à luz dos aparelhos durante a noite, principalmente no escuro, diminui a liberação da melatonina. É esse hormônio que nos faz adormecer.

Além disso, o hábito também ocasiona mudanças no relógio biológico, o que torna mais difícil a tarefa de dormir.

Tabagismo

Um estudo feito em 2013 no Centro Médico da Universidade de Rochester, em Nova Iorque, descobriu que fumar pode mudar a forma como seu cérebro funciona, além de alterar a respiração noturna.

Os pesquisadores expuseram camundongos à fumaça de cigarros e identificaram uma ruptura nos relógios biológicos naturais das cobaias. As consequências da fumaça também incluíam riscos de depressão, ansiedade e transtornos de humor.

4 benefícios de um sono de qualidade

1. Fortalece a memória

Em um estudo recente da Universidade de Lubeck, na Alemanha, foi constatado que pessoas que têm um sono de qualidade absorvem melhor informações do dia a dia, se comparadas àquelas que passam longos períodos sem dormir.

De acordo com os pesquisadores, é no descanso do corpo que ocorre a síntese de proteínas que fazem as conexões neurais, o que aprimora a memória e o aprendizado.

2. Previne a depressão

De acordo com pesquisa do Cleveland Clinic Sleep Disorders Center, em Ohio, nos Estados Unidos, quem dorme entre seis e nove horas por dia diminui as chances de desenvolver depressão.

Dentre as 10 mil pessoas analisadas, aquelas que tinham um sono adequado apresentaram índices mais altos de qualidade de vida e níveis mais baixos de depressão, quando comparadas às que dormiam pouco ou demais.

3. Auxilia no controle do diabetes

Em 2013, um estudo feito pela Northwestern University, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas com noites de sono irregulares desenvolveram uma maior resistência à insulina, o que torna o controle da doença mais difícil. Os voluntários que não tinham sono de qualidade apresentaram aumento de 23% nos níveis de glicose no sangue e 48% nos níveis de insulina.

4. Diminui riscos de doenças cardiovasculares

Uma pesquisa da Warwick Medical School, nos Estados Unidos, apontou que a privação do sono ou noites mal dormidas podem levar a acidentes vasculares cerebrais (AVC), ataques cardíacos e outras doenças cardiovasculares. Segundo os pesquisadores, dormir pouco causa desequilíbrio na produção de hormônios e substâncias químicas no organismo.

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Dicas para dormir melhor

- Tenha horários fixos para dormir e acordar

- Repouse em ambientes confortáveis, limpos, escuros e sem ruídos

- Evite tomar álcool, café, chás e refrigerantes perto do horário de dormir

- Jante em um horário regular e não muito próximo do momento de ir para a cama

- Pratique atividades físicas e de relaxamento, como meditação.

Você tem um sono de qualidade? Comente aqui! E continue ligado no Vivo Mais Saudável para conferir mais dicas de bem-estar.

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