Qualidade de Vida

23/12/2015 06:00 - Atualizado em 09/12/2016 05:37

Descomplique! 5 passos para viver com mais simplicidade

Você precisa encontrar aquilo que lhe promova verdadeira satisfação.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A rotina agitada, o turbilhão de responsabilidades, os diversos compromissos. No meio de tanta agitação, às vezes a simplicidade dos pequenos gestos acaba se perdendo.

Escolher uma vida mais simples não significa retroceder, mas, pelo contrário, pode ser o momento de desfrutar de mais qualidade de vida. Você já deve ter ouvido que menos é mais, não é mesmo? Pois essa ideia se encaixa perfeitamente nas dicas a seguir.

casal vivendo com simplicidade no campo

5 dicas para viver com simplicidade

1. Curta

Já notou como é difícil reunir a família para um momento especial, ultimamente? Um simples encontro com aquelas pessoas especiais é uma delícia e, muitas vezes, acaba sendo deixado de lado devido aos diversos compromissos do dia a dia.

Que tal programar uma jantinha e chamar os parentes para bater um bom papo? Você vai ver que o resultado vai ser delicioso e muito gratificante.

2. Desconecte-se

Na era digital, as pessoas estão cada vez mais conectadas. Por isso, desligar o celular ou o tablet de vez em quando pode ser uma maneira de curtir melhor as coisas simples do dia a dia, como uma conversa com um amigo, um por do sol ou um esporte. Sem distrações eletrônicas, você fica focado no presente e pode, inclusive, reconectar-se consigo mesmo.

3. Reduza

Comprar uma bolsa ou um jogo de computador apenas porque você está querendo "se animar" não é uma forma de curtir a simplicidade da vida. Evite excessos e gastos por impulso. Tente substituir os bens materiais pelo início de uma poupança para aquela viagem que você sempre quis fazer.

4. Desapegue

Uma casa cheia de objetos que não lhe representam? Desapegue! Doe ou venda aquilo que você não usa mais e renove seu espaço. Um guarda-roupa com menos roupas não só é mais fácil de organizar, como também proporciona o sentimento de libertação.

5. Desacelere

Pode até parecer difícil, mas, com um pouquinho de esforço, é possível tirar uma folguinha de apenas alguns minutos para respirar e relaxar. Mesmo que a sua rotina seja atribulada, parar por um momento pode ser a motivação que você precisa.

Saiba Mais
Leila Ferreira escreve sobre a arte de viver mais leve e feliz
Autoconhecimento abre caminhos para uma vida mais tranquila
Terapia em grupo diminui o peso dos problemas

Compreendendo a simplicidade

Para os adeptos da meditação, a simplicidade é o último degrau da sabedoria, e não é fácil chegar lá. Trata-se de um sentimento natural, sem a expectativa da opinião alheia, livre de preconceitos. É um desenvolvimento espiritual, no qual o indivíduo desfruta de mais bem-estar e satisfação com aquilo que possui.

Planos e metas, importantes ao longo da vida, são formas eficientes de manter-se motivado perante as dificuldades. No entanto, durante esse processo, é preciso compreender as verdadeiras prioridades da vida. Cercar-se de pessoas honestas e especiais pode ser muito melhor que uma casa cheia de artigos luxuosos, por exemplo.

Pare por um minuto. Verifique o que você tem considerado importante em sua vida e reflita sobre o que esse propósito tem lhe oferecido. Apostar na simplicidade pode ser exatamente o artigo de luxo que você procurava.

Tem outras dicas de como aproveitar o lado mais simples da vida? Deixe um comentário! E continue de olho nas dicas de saúde e bem-estar do Vivo Mais Saudável.

TAGS
prioridades
estilo de vida
desapego
tranquilidade

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ