Qualidade de Vida

27/02/2015 01:52 - Atualizado em 26/09/2016 09:35

Desafios da juventude são os mesmos de outras épocas? Descubra

Mulheres aproveitam a juventude para priorizar a carreira, mas ainda sonham com casamento.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O mundo passa por uma constante evolução, principalmente tecnológica. Parte ativa desse processo, a juventude também segue evoluindo e se adaptando às inúmeras novidades que surgem diariamente. Com isso, planos e sonhos das mulheres de 20 e poucos anos vão mudando.

juventude

Segundo as pesquisas mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres preferem se casar depois dos 25 anos, o que corresponde a 29% da população feminina brasileira.

Além disso, a porcentagem de casamentos depois dos 29 anos segue aumentando, sendo atualmente de 20%. As estatísticas apontam que as mulheres preferem se estabilizar cedo e, somente depois, constituir família.

As razões para adiar a subida ao altar (ou nem sequer subir) são várias. Foco na carreira profissional e independência social e financeira têm se tornado prioridade no meio feminino e, cada vez mais, elas decidem ser solteiras até encontrarem suas preferências de vida.

Solteiras na juventude por opção e profissão

Casamento não é o mais relevante nas aspirações e sonhos femininos. Se antes o matrimônio era a chance de sair de casa na juventude, hoje são o dinheiro e a profissão que permitem alcançar essas metas. Juntar as escovas de dente é apenas um adicional para a vida feliz.

Dados de uma pesquisa da Sophia Mind, empresa especializada em comportamento e tendências femininas, apontam que aproximadamente 75% das mulheres entre 18 e 29 anos estão na faculdade ou já fizeram algum curso de pós-graduação. Além disso, a renda média delas é de mais de 3 mil reais.

No entanto, o preço do sucesso na juventude pode ser continuar residindo na casa dos pais e sem perspectivas de mudar tão cedo. Das 1,7 mil mulheres solteiras que participaram da investigação, 92% ainda não têm residência própria.

Mesmo dedicando tanto tempo para trabalhar e planejar o futuro, elas não deixam de lado a cultura. São 38% as mulheres na faixa dos 20 anos que consideram a leitura indispensável. Outra parte do cotidiano feminino nessa fase são os exercícios físicos. Das entrevistadas, 33% fazem algum tipo de atividade, 51% delas durante três ou quatro vezes na semana.

Casamento ainda é sonho na juventude

Independente, estudiosa e trabalhadora, a juventude feminina não deixa de sonhar com o casamento ainda antes dos 29 anos. Segundo dados da mesma pesquisa, 91% das mulheres solteiras pretendem se casar e 70% delas querem se vestir de noiva antes dos 30 anos.

Porém, a união é apenas o primeiro passo para construir a família. Um relatório de 2012 publicado pelo Ministério da Saúde levantou que 30% das brasileiras planejam o primeiro filho apenas para depois dos 30 anos.

Quando passa a juventude, as mulheres também mudam suas expectativas. Informações coletadas com mulheres casadas e solteiras mostram que, após os 20 anos, as preocupações são outras.

Saúde e criação dos filhos passam a ser prioridade, ficando em segundo plano o cuidado com a beleza e a realização profissional. No entanto, cada mulher é única e seus objetivos dependem da essência e da pessoa que ela deseja ser.

Quais são suas aspirações? Deixe um comentário e conte para nós! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
carreira
família
20 anos
sonhos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ