Tudo Sobre Cachorros

ESPECIALIDADE

Saúde Animal

ONDE ATENDE

Tudo Sobre Cachorros

Apresentação

Tudo Sobre Cachorros é um site com conteúdo sobre animais, que conta com mais de 650 mil seguidores no Facebook e um grande time de colaboradores.

O que Trata

Em parceria com o Vivo Mais Saudável, o Tudo Sobre Cachorros tem o objetivo de ajudar o leitor a saber lidar melhor com o seu cão de estimação. 

Formação Acadêmica

O espaço é uma realização da publicitária Halina Medina. Apaixonada por animais, a carioca realizou seu sonho e hoje vive em São Paulo com a Pandora e a Cléo (na foto).

Cargos e Títulos

Informação, campanhas, dicas, bem-estar.

Qualidade de Vida

09/09/2015 06:00 - Atualizado em 08/12/2016 04:50

Cuide bem do seu melhor amigo: 13 sinais de que seu cachorro deve ir ao veterinário

Em 9 de setembro, Dia do Veterinário, a consultora e veterinária Michelle Camargo, do portal Tudo Sobre Cachorros, explica como perceber sinais e ficar de olho na saúde do seu pet.

POR

Tudo Sobre Cachorros

  • +A
  • -A

Ter um cachorro é uma das coisas mais gostosas que existem! Cães podem transformar a vida de uma pessoa, trazendo bem-estar, qualidade de vida e até equilíbrio emocional. Mas junto com todas as coisas boas, vem também uma enorme responsabilidade. Você provavelmente já sabe que seu cachorro precisa fazer um check-up no veterinário todo ano, e cães idosos (a partir dos 8 anos) precisam visitar o profissional de 6 em 6 meses. Mas é preciso estar atento ao que o pet "fala" através de sinais e saber a hora de levar o cão ao veterinário.

Consultora e veterinária explica como perceber sinais e ficar de olho na saúde do seu pet.

Se você notar um dos sintomas abaixo no seu cachorro, não entre em pânico. Embora sejam problemas que exijam tratamento, a maioria, em geral, não é grave. 

Ser um dono responsável inclui prestar atenção no seu cachorro. Sejam mudanças de comportamento ou físicas, quanto mais você conhece seu companheiro, mais fácil será identificar quaisquer mudanças e quanto mais cedo um problema for identificado, mais fácil também se torna o tratamento.

13 Sinais de que seu cachorro precisa de uma atenção especial!

1. Aumento ou perda de peso

Tanto o ganho quanto a perda de peso podem significar um problema de saúde. Entretanto, donos de cães tendem a não observar essa flutuação no peso do cachorro. Tenha o costume de pesar seu cachorro de tempos em tempos para acompanhar o peso dele, essa pesagem não deve ser feita apenas pelo veterinário, você mesmo pode fazer isso mensalmente. A perda de peso pode significar diabetesanemia, desnutrição ou o cachorro pode ter parado de comer por sentir alguma dor. O ganho de peso pode significar problemas na tireóide, abdômen distendido, problemas na glândula adrenal e obesidade.

2. Diminuição da energia / atividade

Se seu cachorro costumava ser ativo e agora anda mais paradão, isso pode significar anemia, dor nas articulações, problemas de coração, dificuldade respiratória, artrite ou apenas fraqueza. Normalmente um cachorro doente fica mais quieto, por isso este sinal pode significar muitas coisas! Fique atento.

3. Coçar, lamber ou mastigar a si mesmo

Qualquer um desses três sintomas pode significar que o animal está com coceira em qualquer região do corpo. De acordo com os veterinários, as doenças de pele são a causa número 1 das visitas ao consultório. Pode ser uma alergia a pulgas e carrapatos, alergia de contato, sarnas ou até mesmo uma alergia alimentar.

4. Cheiro ruim

Um cheiro mais forte que o normal é algo que deve ser examinado. Se você perceber isso, imediatamente cheque:
- orelhas,
- pele,
- boca,
- dentes.

Mesmo assim é importante que um profissional olhe seu cão, pois pode ser uma infecção.

Saiba Mais
Como socorrer uma vítima de mordida de cachorro
Os cachorros podem transmitir o ebola? Entenda os riscos

5. Vômito e diarreia

Às vezes os cachorros vomitam. Se seu cachorro vomitar uma vez, não há motivo pra se preocupar. Mas, se ele está vomitando várias vezes por dia, ou vomitando e tendo diarreia ao mesmo tempo, possivelmente tem algo errado com ele. O veterinário pode diagnosticar possíveis parasitas intestinais, corpos estranhos (o cachorro engoliu algo que ficou preso), viroses ou até mesmo se o cachorro comeu algo que nao devia.

A diarreia sozinha pode significar que o cão está com giárdia e esse protozoário precisa ser tratado.

Cuidado também com vômitos e/ou diarréia com sangue. Caso isso aconteça, procure o veterinário com urgência.

6. Beber mais água que o normal

Se seu cachorro passar a beber mais água que o normal sem ter aumentado o nível de atividades físicas, isso pode significar um problema. Cães com esse sintoma terminam toda a água do pote mais rápido que o normal, buscam por água em poças e potes de outros animais, lambem o fundo do pote vazio ou vão ao vaso sanitário em busca de mais água. Isso pode ser um sinal de diabetes, problemas renais ou problemas na glândula adrenal. Fale com o veterinário: O profissional deverá pedir exames para verificar se há algum desses problemas.

7. Tosses e espirros

Tossir e espirrar podem significar uma infecção do trato respiratório: gripe canina. Pode ser também tosse de canil ou pneumonia. Outro sinal da gripe é a coriza amarela esverdeada que sai do nariz do cachorro. Normalmente é preciso antibióticos, o veterinário precisa avaliar para indicar o melhor tratamento.

8. Sangramento

Seu cachorro jamais deve sangrar, em lugar algum! Se você encontrar sangue, é sinal de um problema. O único sangue “normal” é quando a cadela está no cio, no período de sangramento. Se você tem uma cadela que está fora do período do cio, uma cadela castrada ou um cão macho, eles NUNCA devem sangrar.
 
Cachorros podem sangrar pelo nariz, por um corte na pata ou ter sangue na urina. Se o cão tem um ferimento, pode ser que precise levar pontos. Se há sangue na urina ou nas fezes, serão necessários exames laboratoriais para verificar qual é o problema e então seguir com o tratamento apropriado.

9. Acidentes inesperados

Fique atento e cuide bem do seu melhor amigo! Foto: ThinkstockCachorros estão sujeitos a tantos problemas de saúde quanto humanos. Problemas intestinais, sangue na urina e acidentes em casa podem ser tão graves para eles quanto para nós! Estes sinais podem significar uma pedra na bexiga, que seu cachorro precisa ser internado e precisa de tratamento com acompanhamento do veterinário, então procure o profissional caso algum acidente ocorra. Afinal, você não quer ver seu cão sofrendo, certo?

10. Cachorro mancando

O cachorro pode mancar por vários motivos, inclusive alguns já mencionados aqui, Mas mancar também pode significar câncer nos ossos, por isso é importante envolver o veterinário o quanto antes. Mancar também pode significar ruptura de ligamento, artrite ou algo preso embaixo das patas.

11. Caroço ou edema

Um caroço em qualquer lugar do corpo (boca, costas, patas, dedos) precisa ser verificado pelo veterinário. O médico vai fazer um procedimento simples (coletar uma amostra com uma agulha) para verificar o que é e saber como proceder. Calma! Na maior parte dos casos, essas amostras revelam-se benignas. Mas é sempre bom verificar.

12. Orelhas irritadas ou com muita cera

Se as orelhas apresentam vermelhidão ou estão fabricando muita cera, pode ser sinal de otite. Leve ao veterinário pra que ele possa checar, descobrir a causa da otite e receitar os medicamentos corretos.

13. Cachorro pressionando a cabeça na parede

Este é um sinal grave de que algo não vai bem com o sistema neurológico do cachorro. Se você vir seu pet fazendo isso, leve-o ao veterinário imediatamente.

DICA ESPECIAL: Carteirinha de Emergência

Você se preocupa com seu pet, ou não estaria aqui!

Então aproveite a carteirinha de emergência do nosso parceiro Tudo Sobre Cachorros. Faça a sua clicando nos links abaixo. É só imprimir e preencher! Se algo acontecer com você fora de casa, ela garante que seu pet não ficará sozinho e desamparado.

A carteirinha de emergência indica que você tem um pet te esperando em casa e mostra como entrar em contato com quem pode ajudar. Foto: Tudo Sobre Cachorros

Imprima aqui sua carteirinha de emergência: Para cães / Para gatos

E aí, curtiu as dicas? Você já notou algum desses sinais em seu pet? Deixe seu comentário!

Para ficar por dentro das últimas do Vivo Mais Saudável, siga nossa fanpage no Facebook.

TAGS
dia do veterinário
veterinário
animal de estimação
tudo sobre cachorros
cachorro
cachorros
cadela
cadelas
cão
cães
veterinária
pet
pets

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ