Qualidade de Vida

23/10/2014 11:23 - Atualizado em 29/11/2016 08:54

Crie ambientes mais saudáveis com a geobiologia

De acordo com geobiologia, iluminação e circulação de ar são fatores que influenciam no humor e na saúde.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você sabia que fatores como a distribuição dos móveis, a iluminação e a circulação de ar em um ambiente podem influenciar no humor e na saúde das pessoas?

A geobiologia é uma técnica usada para tornar os espaços mais saudáveis. Para isso, vários fatores são levados em consideração e, mesmo sem serem percebidos pelas pessoas, impactam diretamente em sua saúde física e mental.

O ambiente em que você mora ou trabalha tem uma grande influência sobre o seu humor, sobre suas reações psíquicas e sobre sua resposta imunitária. Por isso, conhecer mais sobre a geobiologia e utilizar as suas técnicas pode ser uma boa opção para melhorar sua qualidade de vida.

geobiologia

Dicas para um ambiente saudável

Os métodos da geobiologia podem ser utilizados em todos os espaços, inclusive no seu local de trabalho. Mas um dos lugares mais importantes para ter esses cuidados é o quarto, pois é onde você descansa e recupera as suas energias. A técnica é muito ampla e está ligada a diversos fatores - até nos materiais utilizados na construção -, mas existem alguns mais simples e que são fundamentais para que o ambiente seja saudável.

Veja dicas básicas de geobiologia aplicada ao seu quarto:

Luminosidade do ambiente

É um dos principais cuidados. Regular a luz de forma errada pode afetar diretamente na produção de melatonina do corpo humano. Esse hormônio é responsável por regular todas as glândulas do organismo, e, com isso, pode acabar afetando o sistema imunológico.

A iluminação do local, principalmente do quarto, deve ser leve e diminuída durante à noite, evitando o contato direto. O ideal é utilizar uma luz difusa de 40 watts, ela prepara o corpo para uma boa noite de sono e possibilita o relaxamento.

Campos eletromagnéticos

Ter aparelhos eletrônicos ligados em excesso num único ambiente causa poluição eletromagnética, e isso provoca alterações nas fases do sono, inquietação, insônia e dores de cabeça. Uma maneira de evitar esses problemas é colocar a cabeceira da cama em paredes sem tomadas ou redes elétricas instaladas.

Circulação de ar

É essencial manter uma boa ventilação nos ambientes. No quarto, por exemplo, é indicado abrir as janelas logo depois de acordar, pois à noite o corpo libera toxinas que precisam ser dissipadas.

Como funciona a geobiologia

A geobiologia estuda as mais diversas relações entre o meio ambiente e a saúde dos seres vivos. Para que um espaço seja saudável, é preciso levar em conta desde aspectos técnicos, como a arquitetura, a distribuição da planta, as características climáticas do lugar (insolação e ventilação) a ergonomia dos espaços, a escolha dos materiais, até a investigação do solo, a influência das energias telúricas da Terra, como falhas geológicas, veios d’água subterrâneos, entre outros aspectos.

Através desses estudos, é possível identificar fatores nocivos para a saúde que estão presentes nos locais onde as pessoas permanecem por muitas horas, como o quarto onde dormem. Com essas informações, é importante adequar o ambiente para que a pessoa se sinta melhor nele.

Quando o ambiente não é saudável, ele acaba refletindo também na saúde das pessoas que o utilizam. Alguns dos efeitos que podem causar são: depressão, dores de cabeça, distúrbios de sono, brigas e discussões, nervosismo, bloqueio criativo, estagnação e dificuldade profissional, estresse e dificuldade de concentração.

E aí, curtiu nossas dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
arquitetura
decoração
motivação
bem-estar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ