Qualidade de Vida

13/08/2015 10:02 - Atualizado em 01/12/2016 06:24

Conheça vantagens de viajar com amigos

A viagem com pessoas queridas possibilita companhia nos roteiros e passeios.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Seja na adolescência ou na vida adulta, viajar com amigos é sempre uma boa ideia. Quando acompanhados de bons parceiros, temos ânimo para novas aventuras e vontade de conhecer tudo o que está à nossa volta. Você já planejou um roteiro com seus camaradas?

As vantagens de viajar com amigos

Para a psicóloga Laura Meyer da Silva, viajar com amigos é uma oportunidade impar na vida. "Quando se viaja em grupo, tudo parece mais divertido". Em passeios rodeados de colegas, você sempre terá novas rotas para aproveitar o momento com mais qualidade. "Como as pessoas são diferentes, sempre virá uma ideia sobre fazer algo que o outro não havia pensado."

viajar com amigos grupo de amigos com mapa

Outra vantagem está na sensação de segurança. Quando um cuida do outro, as chances de perrengues são menores. “Isso também torna a viagem mais segura, pois o grupo pode se defender melhor do que a pessoa que viaja só”, comenta a especialista.

Segundo Laura, o momento de troca entre amigos fortalece ainda mais a amizade, seja pelos bons momentos ou pela necessidade de enfrentar situações difíceis. As lembranças, eternas na mente de quem participa, também se tornam um motivo para organizar novas reuniões, rever as fotos do passeio e dar risadas.

Porém, nem tudo são flores. Viajar com amigos também pode render discussões e brigas. Seja por decisões básicas, como a escolha do restaurante, até por definições mais importantes, como a seleção do hotel mais adequado, os momentos de estresse devem ser enfrentados e resolvidos.

A psicóloga destaca que as preferências pessoais jamais devem ser impostas ao grupo de colegas. “É importante ser flexível, estar aberto a sugestões, colocar-se no lugar do outro para entender seu ponto de vista”, afirma.

A psicóloga também considera essencial o respeito e a sabedoria para não levar a sério pequenos atritos. “Discussões são normais quando se convive em grupo, mas pedir desculpas e reconhecer seus erros faz milagres para a boa convivência”, destaca. O segredo, sem dúvidas, está em tornar a convivência mais leve.

viajar com amigos brasileira com bandeira do brasil

Brasileiros são os mais amigáveis

É isso mesmo. Os turistas brasileiros foram eleitos os mais amigáveis quando viajam. Encomendada pela rede de hotéis Mercure, uma pesquisa entrevistou mais de 5 mil pessoas com idades entre 16 e 65 anos, em 13 países.

O resultado do estudo indica que 84% dos brasileiros participantes já fizeram amigos em viagens. O número é bem maior que a média mundial, que fica em 56%. Em segundo lugar estão os italianos, com 73%, seguido dos chineses, com 71%. Já os japoneses são os menos receptivos: apenas 11% encontraram novas amizades em viagens. 

Você gosta de viajar com amigos? Qual foi a sua viagem inesquecível? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
amizade
férias
viagem
passeio

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ