Qualidade de Vida

18/03/2016 11:00 - Atualizado em 29/11/2016 07:11

Conheça os princípios da Ordem DeMolay

DeMolay foi o cavaleiro templário que deu origem a uma organização de jovens que querem se tornar líderes.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Meninos entre 12 e 21 anos podem participar da Ordem DeMolay, uma sociedade exclusiva, com regras e doutrinações específicas. Mantida pela Maçonaria, a organização objetiva ensinar princípios filantrópicos, fraternais, filosóficos e com caráter de iniciação aos estudos maçons.

Para entrar no grupo, é necessário estar na faixa etária determinada pela ordem e passar por uma avaliação, na qual são analisados o histórico de vida e o comportamento do jovem em sociedade. Também é realizada uma votação entre os membros. Saiba mais sobre essa ordem que celebra sua data oficial em 18 de março.

jovem da ordem demolay lê

Ordem homenageia cavaleiro templário

Em homenagem a Jacques DeMolay, um cavaleiro francês nascido em 1244, a ordem segue os princípios éticos que eram pregados por ele. Aos 21 anos, o rapaz passou a integrar a Ordem dos Cavaleiros Templários, uma sociedade cujos participantes eram escolhidos pelo papa e pelo Conselho da Igreja Católica.

A popularidade de Jacques se dava porque ele era considerado um dos mais inteligentes, educados e habilidosos defensores da entrada de Jerusalém. No entanto, a história de sua organização é bastante controversa, pois eles se envolveram nas Cruzadas, que dizimaram milhares de pessoas.

Reconhecidos por seus grandes recursos financeiros, pelas posses de vastos territórios e por relacionarem-se com nobres e membros da realeza, os Templários eram uma espécie de ídolos da sua época. Jacques fazia parte dessa sociedade, destacando-se por sua bravura e pela firmeza aos ideais.

Em 18 de março de 1314, DeMolay foi queimado vivo em uma ilha do rio Sena. Devido às suas contribuições para os princípios cristãos e à sua influência na Ordem, acabou sendo lembrado pela Maçonaria e dá nome à organização de jovens que seguem os seus princípios.

Saiba o que ensina a Ordem DeMolay

Fundada em 1919 pelo maçom Frank Sherman Land e patrocinada pela Maçonaria desde 1921, a Ordem DeMolay tem origem nos Estados Unidos. O objetivo final da organização é incentivar e formar jovens líderes para o mundo.

Dentro da sociedade, o rapaz deve constituir propósitos construtivos, seguindo sete princípios, também conhecidas como Virtudes Cardeais:

- Amor filial

- Reverência pelas coisas sagradas

- Cortesia

- Companheirismo

- Fidelidade

- Pureza

- Patriotismo.

Uma vez que entra na ordem, o jovem é incentivado a se expressar, formulando suas opiniões e disseminando-as. Além disso, nos grupos são discutidos problemas da juventude e trabalhadas temáticas que os impulsionam a se tornarem líderes.

Quem se junta ao grupo busca aprender bons ensinamentos que o auxiliem a se tornar alguém influente na sociedade. Os princípios são também uma espécie de treinamento, já que instituem leis para seguir rumos no dia a dia e para modificar a nação.

A aprovação para participar da ordem também exige que o jovem acredite em Deus, sem ser dependente de nenhuma religião. Os princípios da organização não são religiosos, mas seguem um viés doutrinário e ideológico de preparação. Os princípios das Virtudes Cardeais, porém, devem ser abraçados e seguidos.

Segundo dados do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, o país já conta com um reconhecimento em lei dessa sociedade como uma Entidade de Utilidade Pública e também com um Dia da Juventude DeMolay devidamente registrado.

Gostou do artigo? Então aproveite para compartilhá-lo nas redes sociais! E não se esqueça de conferir outras dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
liderança
maçonaria
doutrina
disciplina

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ