Qualidade de Vida

12/09/2015 03:41 - Atualizado em 04/12/2016 06:54

Conheça cidades do Rio Grande do Sul para o roteiro de férias

O Vale dos Vinhedos resgata tradições italianas e é uma alternativa a Gramado e Canela.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Engana-se quem pensa que faz frio o ano todo no Sul do Brasil. Passear pelas cidades do Rio Grande do Sul é surpreender-se com oscilações de temperatura, mas também com a diversidade de paisagens e de programas turísticos possíveis. 

Cidades do Rio Grande do Sul podem surpreender

Um pouco afastadas de Porto Alegre, algumas regiões gaúchas rendem momentos de relaxamento, assim como a descoberta de novas culturas e sabores deliciosos.

Embora Gramado e Canela continuem sendo as preferidas dos turistas, as cidades do Rio Grande do Sul vão muito além das atrações serranas. Do litoral à serra, conheça roteiros alternativos e que vão surpreender você.

Vale dos Vinhedos

cidades do rio grande do sul vale dos vinhedos

É localizado a 130 quilômetros de Porto Alegre, no triângulo formado pelas cidades de Bento Gonçalves,

Monte Belo do Sul e Garibaldi. A região foi colonizada principalmente por imigrantes italianos, que trouxeram o hábito do cultivo de videiras.

O Vale dos Vinhedos é uma boa opção para quem é apaixonado por vinhos. Com aproximadamente 30 vinícolas, os visitantes têm a oportunidade de saborear as frutas direto da parreira, participar da elaboração dos vinhos e comprar os que mais gostarem.

A época mais indicada para o turismo é durante o verão. Entre os meses de janeiro e março, a vindima - colheita das uvas - é a grande atração.

A culinária italiana, outro destaque, está bem representada por restaurantes que servem galetos, massas e sopas. Não tem como resistir!

Reserve um tempo para comprar alimentos e lembranças nas lojinhas, também.

cidades do rio grande do sul nova prata

Nova Prata

A cidade é a atração para quem deseja conhecer um complexo hidrotermal inesquecível. Vale a pena passar a tarde no Parque Caldas de Prata, com águas termais vindas do Aquífero Guarani, conhecido por ser o maior reservatório de água doce do mundo.

A água termal é lembrada por suas propriedades medicinais. Ela contém moléculas de enxofre, que podem auxiliar no tratamentos de doenças reumáticas. Sem contar que é uma ótima opção para relaxar o corpo e a mente. Quer repor as energias? Fica a dica.

A cidade de Nova Prata fica a 183 quilômetros da capital gaúcha.

cidades do rio grande do sul rota romantica

Rota Romântica

O nome já diz tudo. A Rota Romântica percorre as cidades gaúchas de São Leopoldo - a apenas 40 quilômetros de Porto Alegre -, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula.

A região é marcada pela cultura alemã e suas festas, chamadas de “kerb”. Nas confraternizações, além de muito chope, são comercializados alimentos típicos da culinária europeia. Não saia da festividade sem dançar ao som das clássicas bandinhas e saborear uma cuca com linguiça.

Saiba Mais
Confira 4 receitas do Rio Grande do Sul sucesso entre os gaúchos
Confira 7 dicas de atividade física em Porto Alegre
Banho de águas termais relaxa e melhora a circulação

Para os apaixonados por compras, as cidades são um prato cheio. Lá você encontra malharias especializadas em roupas de lã, lojas com lembrancinhas e sapatos com bons descontos.

Com mais de 17 mil leitos na região, você não terá dificuldade para encontrar bom repouso. Porém, antes de ir embora, não deixe de conhecer os cafés coloniais. Nesses restaurantes, são servidos pratos típicos e clássicos da gastronomia local. São salgadinhos, tortas, bolos, pães feitos em casa e muito mais.

cidades do rio grande do sul torres

Torres

É a casa das praias mais famosas do Rio Grande do Sul. Em Torres, você encontra boas ondas, clima de tranquilidade, natureza preservada e penhascos de tirar o fôlego. Para relaxar, escolha as praias da Guarita e de Itapeva. Se você quer muita badalação, vá para a Praia Grande, próxima ao centro comercial. Lá há vários bares, além de restaurantes e pousadas.

A cidade, apesar de mais movimentada durante o verão, tem opções em todas as estações. Entre abril e dezembro, você tem a oportunidade de conhecer a Ilha dos Lobos, reserva ecológica habitada por lobos e leões-marinhos. Durante a Páscoa, o Festival de Balonismo é destaque nos céus logo pela manhã e também à noite.

Qual dessas cidades do Rio Grande do Sul parece a melhor para suas férias? Deixe um comentário! E aproveite para conferir mais dicas de bem-estar e qualidade de vida aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
turismo
cidades gaúchas
férias
serra gaúcha

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ