Qualidade de Vida

09/03/2015 11:45 - Atualizado em 29/11/2016 04:18

Conheça as melhores maneiras de estudar no exterior

Canadá e Estados Unidos são os destinos mais procurados por quem deseja estudar no exterior.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Estudar no exterior é o sonho e o objetivo de muitos jovens brasileiros. Entre os principais motivadores para isso estão o aprimoramento no aprendizado de idiomas, a vivência de culturas diferentes, experiência de vida e upgrade no currículo profissional. E isso é cada vez mais possível.

A Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais (Belta) estima que cerca de 250 mil brasileiros deixem o país todos os anos para fazer intercâmbios. De acordo com pesquisa divulgada pela associação, em 2014, o destino mais procurado pelos estudantes foi o Canadá, com 38% de preferência.

Em segundo lugar na pesquisa aparecem os Estados Unidos, com 32,4%. Reino Unido vem logo atrás, com 16,9%. Para quem deseja aperfeiçoar o idioma espanhol, o país mais procurado é a Espanha, acompanhado de perto pelos países latino-americanos Argentina e Chile.

estudar no exterior

América do Norte é primeira opção para estudar no exterior

De acordo com a Belta, o mercado de intercâmbios movimentou mais de 1 bilhão de dólares no Brasil em 2012. Já em pesquisa realizada no ano seguinte pela associação, com 92 agências de viagens, estimou-se que mais de 50 mil brasileiros foram estudar no exterior e gastaram juntos mais de 202 milhões de dólares.

No estudo, foi detectado que o país mais procurado pelos estudantes para aperfeiçoar o idioma e fazer cursos de férias ou programas de trabalho foi o Canadá. Entre os entrevistados, 87,3% afirmaram ter procurado o país por indicação de amigos e 5,6%, por influência da família.

A cidade de Toronto é a mais procurada pelos estudantes. Os principais motivos para a alta procura são qualidade de ensino, facilidade para retirar o visto de entrada, segurança, hospitalidade e menores custos, sem contar a riqueza cultural do local.

Entre 2013 e 2014, a procura pelos Estados Unidos cresceu 20% entre os estudantes que desejam estudar no exterior, conforme dados da Belta. O programa brasileiro Ciências sem Fronteiras é apontado como o principal motivo para esse crescimento.

Nos EUA, o destino mais procurado é Nova Iorque. Los Angeles, San Diego e San Francisco dividem as preferências e a segunda colocação. O país norte-americano é procurado por estudantes que desejam obter fluência no inglês e pelos que se interessam no mercado de moda e design.

No Reino Unido, terceiro destino mais concorrido, a cidade de Londres é a mais procurada. Completando a lista das top 10 estão Sydney (Austrália), Dublin (Irlanda), Auckland (Nova Zelândia), Cidade do Cabo (África do Sul), Zurique (Suíça), Salamanca e Madri (Espanha) e Munique e Berlim (Alemanha).

Como e por que estudar no exterior?

Estudar no exterior é dar um grande passo na vida profissional e pessoal. Além de se aperfeiçoar em um idioma diferente e viver uma nova realidade, você aumenta sua bagagem cultural e seu círculo de contatos.

O Ciências sem Fronteiras proporciona a alunos de universidades brasileiras a oportunidade de estudar no exterior gratuitamente. Outro caminho para isso são as agências de intercâmbio, que oferecem diferentes programas de estudos nos mais variados valores.

Para ingressar numa universidade estrangeira, geralmente é preciso realizar o exame de proficiência no idioma local. Cursos mais curtos não apresentam essa exigência.

E você, já teve alguma experiência no exterior? Conte para nós! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
intercâmbio
bolsa de estudos
viagem internacional
idiomas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ