Qualidade de Vida

24/06/2015 07:03 - Atualizado em 27/11/2016 01:07

Conheça a origem do Dia de São João e caia na festa

O Dia de São João agita todo o Brasil no mês de junho com as suas peculiaridades culturais.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O 24 de junho marca um momento de muita diversão em todo o Brasil: é chegada a hora de fazer a festa com música e comida típicas, pular fogueira, brincar com o casamento na roça, rir e se divertir a valer. O Dia de São João é a mais tradicional das festas juninas, integrado à cultura brasileira há muitos anos. Mas você sabe qual a origem da data e da sua comemoração?

O mês de junho já recebia os festejos mesmo antes do Cristianismo, quando as colheitas eram comemoradas no solstício de verão no Hemisfério Norte, que ocorre no dia 21 de junho. Com a popularização da religião, as festas pagãs da antiguidade passaram a ter conotações religiosas, tornando-se em celebrações para santos e datas importantes para a Igreja.

dia de sao joao

Quem foi São João Batista?

João Batista é conhecido como o santo festeiro e, no Dia de São João, as celebrações são acompanhada de dança, música e muita alegria. Na Igreja Católica, ele é considerado "o maior dos profetas", que foi enviado à Terra para preparar os caminhos para Jesus.

Diferente de outros personagens bíblicos que são lembrados na data da sua morte, o Dia de São João representa o marco do seu nascimento. Segundo a Bíblia, ele era um profeta fervoroso, que pregava contra a imoralidade e a hipocrisia.

São João confrontou autoridades e homens poderosos, denunciando seus erros e injustiças, atos que lhe custaram a vida e, por isso, é considerado o padroeiro dos injustiçados por causa da fé.

A popularização do Dia de São João no Brasil

A celebração do Dia de São João foi trazida ao Brasil pela Corte Portuguesa e sofreu variações no país, refletindo um pouco da cultura de cada região durante os festejos. Caso do casamento caipira, típico nordestino, a quadrilha, com referências francesas, e a fogueira, que possui uma série de crenças.

dia de sao joao

Através dos anos, muitas peculiaridades foram ganhando espaço durante as comemorações. Exemplo do forró, que embala o Dia de São João no Nordeste, e das vestimentas típicas do Rio Grande do Sul, que viraram figurino obrigatório para curtir a data na região.

A cozinha local também oferece o diferencial nutritivo de uma festa para outra. Quitutes típicos de cada região são uma das principais atrações das comemorações de São João e mudam bastante ao redor do país. Enquanto a Bahia oferece curau e aluá, na metade Sul do país o quentão e o bolo de milho são protagonistas.

dia de sao joao

As comemorações do Dia de São João ocorrem em todo o Brasil, mas as festas mais famosas estão no Nordeste do país. Atraindo milhares de turistas todos os anos, as cores, cheiros e sabores do evento apresentam uma experiência única e inesquecível.

Além dos festejos, fiéis de todo o país celebram a data agradecendo São João Batista e pedem proteção e aconselhamento, reafirmando a sua fé, espiritualidade e devoção.

Já sabe como você comemorará o Dia de São João? Chame a família e os amigos e celebre essa data. Depois, deixe um comentário sobre a festa e se mantenha ligado nas novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
festa junina
são joão
comemoração
Brasil

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ