Qualidade de Vida

11/01/2015 11:08 - Atualizado em 14/12/2015 01:08

Conheça 5 roteiros turísticos em Istambul

Visitas a mesquitas fazem parte dos roteiros turísticos em Istambul.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Para quem estuda ou se interessa por religiões, fazer roteiros turísticos em Istambul é uma atividade encantadora. A mais populosa cidade da Turquia está localizada onde se formou o Império Bizantino e, posteriormente, Constantinopla.

Na região, foram construídas inúmeras mesquitas e basílicas, acentuando a diversidade religiosa que fundou não apenas as civilizações antigas, mas impactou diretamente nas crenças atuais disseminadas no mundo.

Roteiros turísticos em Istambul

Os principais centros religiosos

Na Praça Sultanahmet, uma encruzilhada de culturas bizantinas, constantinas e otomanas misturadas, você começa um dos principais roteiros turísticos em Istambul. É ali que você encontra a Divan Yolu, uma rua que leva à Mesquita Azul, ao Palácio Topkaki, ao Museu de Arqueologia e à Hagia Sofia.

Uma em frente à outra, a Hagia Sofia e a Mesquita Azul competem sua imponência, referentes ao catolicismo e ao islamismo, respectivamente. Enquanto a Hagia é hoje um museu e atrai por seu domo central (considerada a “abóbada celestial”), a Mesquita tem entrada gratuita e não permite visitantes nos horários de orações.

A cisterna da Basílica

Situada em frente à Hagia Sofia, a Cisterna da Basílica é uma das várias construções subterrâneas da cidade. Maior cisterna que você encontrará em seus roteiros turísticos em Istambul, ela é formada por mais de cem colunas em estilo coríntio e dórico.

Uma delas é apoiada sobre a famosa cabeça de Medusa, formando o conjunto que sustenta a laje abobadada de tijolos. Em turco, ela é chamada de “palácio afundado” e foi construída por Justiniano como forma de abastecimento de água para o palácio Bizantino.

Compras de artesanato e comida

Prata, ouro, bijuterias, tapetes, tecidos, couro, cerâmicas e várias outras peças fabricadas pelos artesãos turcos são possíveis de se encontrar nas feiras e lojas de Istambul. Entre os itens mais procurados, estão os azulejos Iznik, famosos por suas tonalidades azul e branca de influência chinesa.

Você encontrará esses suvenires no Grand Bazaar, um centro comercial bastante agitado, que também é o maior mercado coberto do mundo. Além desse, existe o mercado de especiarias, que fica perto do porto de Eminonu e oferece temperos e doces típicos.

Uma visita ao Oriente em Bebek

Um povoado histórico e repleto de árvores é o que se encontra em Bebek, um dos locais mais charmosos dos roteiros turísticos em Istambul. Nesse bairro, um dos mais caros da cidade turca, estão localizados os restaurantes, cafés e lojas mais refinados.

Agregando construções principalmente dos séculos 19 e 20, o lugar abriga palácios gigantescos às margens do mar de Bósforo, além de mansões, casas históricas e a Universidade do Bósforo, uma das instituições mais prestigiadas da Turquia. É ali que se percebe a grande integração entre as diversas culturas que fundaram a cidade.

Banho turco em Kilic Ali Pasha Hammam

A experiência de um banho turco é indispensável nos roteiros turísticos em Istambul. Cercados de mármore e construções imensas, os hammans oferecem infraestrutura para banhos self-service, massagens e diversos outros serviços. Em Kilic Ali Pasha, está o complexo histórico de banhos turcos projetado, no século 16, por Mimar Sinan, o maior arquiteto otomano.

Gosta das nossas dicas de bem-estar e viagens? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
istambul
viagem
turismo
bem-estar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ