Qualidade de Vida

20/10/2015 03:34 - Atualizado em 19/11/2016 11:46

Conheça 4 benefícios da yoga para crianças

Além de praticar exercícios, os pequenos também desenvolvem a respiração e ficam mais concentrados.

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Redação

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A prática de yoga como forma de relaxamento e meditação já é comum entre os adultos. Mas você já ouviu falar da yoga para crianças? Com o desenvolvimento de técnicas que envolvem respiração e postura, os pequenos aprendem a se conhecer melhor.

Tudo, é claro, de maneira lúdica, a partir de histórias, músicas, brincadeiras corporais e dinâmicas de grupo. Os resultados vão além da parte física, afirma Renata Perez von Poser, professora da BrincaYoga.

aula de yoga para crianças

Yoga para crianças começa nos primeiros meses

A maioria dos movimentos e técnicas da yoga só é indicada a partir dos 3 anos de idade, com adaptações especiais para não sobrecarregar a criança ou prejudicar o seu desenvolvimento.

Porém, para as mães mais ansiosas, é possível começar ainda antes, ao 6 meses de vida do bebê, com a aula conhecida como baby yoga. O objetivo é a interação entre mãe e bebê, ao mesmo tempo em que ambos desenvolvem a técnica.

“Eu praticava com minha filha naturalmente desde que ela nasceu. Quando começou a engatinhar, vinha em minha direção e muitas vezes me copiava, passava por baixo de minhas pernas ou subia nas minhas costas”, conta a professora.

Hoje com 5 anos, a filha de Renata já consegue realizar algumas posturas como se fosse especialista no assunto e tem maturidade para meditar, mesmo que ainda seja por um período curto.

yoga para crianças na brincar yoga

4 benefícios da yoga para crianças

Se entre os adultos a yoga é considerada uma prática libertadora, entre as crianças ela também oferece benefícios. Confira:

1. Aprimoramento da parte física

Como aconteceria na prática de um esporte, a yoga permite o fortalecimento dos músculos e ajuda no desenvolvimento psicomotor.

2. Relaxamento

Ao utilizar as técnicas de meditação, os reflexos aparecem também na parte mental e emocional, ajudando os pequenos a liberar a ansiedade e a relaxar.

3. Concentração

Mais calma, a criança também aprende a desenvolver o foco nas atividades que desenvolve.

4. Cooperação

Como as aulas são realizadas em grupos, o aprendizado sobre a importância de ter confiança e paciência com os demais aparece e se torna uma lição.

aula de yoga para crianças na brincar

Cuidados na hora de praticar

Para que os pontos positivos possam ser aproveitados ao máximo e sem oferecer riscos, é importante tomar alguns cuidados. Com a coluna ainda em formação, as crianças não devem fazer inversões sobre a cabeça ou ombros por muito tempo, por exemplo.

O mesmo vale para para as outras posturas, que devem ter uma permanência pequena - até porque é parte da infância não ficar muito tempo em uma única posição. “As técnicas de respiração mais elaboradas exigem cuidado e acompanhamento, pois a criança pode executá-las de maneira errada, prejudicando-se”, alerta Renata.

[[saiba_mais]]

Já as mais simples são sempre bem-vindas e fundamentais para o desenvolvimento da aula. Também vale o cuidado de não pressionar a criança: a evolução deve ser gradual, de acordo com os limites que ela pode perceber.

E você, já pensou em levar o seu filho a uma aula de yoga? Conte para a gente! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar do Vivo Mais Saudável.

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atividade física
respiração
concentração
ansiedade infantil

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