Qualidade de Vida

10/03/2016 11:00 - Atualizado em 09/12/2016 11:45

Conheça 11 curiosidades sobre a invenção do telefone

Alexander Graham Bell deu início a uma revolução nas comunicações.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Em 10 de março de 1876, Alexander Graham Bell deu o primeiro telefonema do mundo para seu assistente. É por isso que a data é até hoje vista como o Dia do Telefone, essa descoberta revolucionária e que faz parte da vida da maioria das pessoas. A invenção do telefone e a sua evolução são fascinantes – e por vezes até mesmo engraçadas. Conheça algumas curiosidades.

invenção do telefone - moça com um aparelho antigo

Fatos curiosos sobre a invenção do telefone

Hoje em dia, qualquer pessoa tem um telefone. O aparelho é usado para facilitar o dia a dia, já que pode ser uma janela da comunicação com o mundo. Acontece que, no início, ele era muito mais simples. Sua invenção e sua evolução são recheadas de fatos interessantes. Confira:

1. Bell e Elisha Gray tinham pedidos de patente para o telefone em 14 de fevereiro de 1876. Por isso, nunca ficou claro quem realmente inventou o aparelho – embora costume-se atribuir a Bell.

2. O primeiro telefonema foi entre Alexander Graham Bell e seu assistente, Thomas Watson.

3. Ele só trabalhou em sua invenção porque a confundiu com um trabalho técnico que tinha lido em alemão. Seu mal-entendido o levou à descoberta de como o discurso poderia ser transmitido eletricamente.

4. O italiano Antonio Meucci também inventou um dispositivo igual, 20 anos antes. Tanto que em 11 de junho de 2002 o Congresso dos Estados Unidos aprovou uma moção para honrar Meucci em razão de seu trabalho pioneiro para a invenção do telefone.

5. Em resposta, dez dias depois, o governo canadense aprovou uma resolução declarando Alexander Graham Bell como o inventor do telefone. Vale saber que Bell era escocês, mas viveu grande parte de sua vida e faleceu no Canadá.

6. O Instituto Europeu de Patentes lista mais de 100 mil invenções com 'telefone' no título.

7. A palavra 'telefone' foi usada pela primeira vez por François Sudré, em 1828, para um sistema de sinalização musical.

8. O número de telefones móveis no mundo ultrapassou o número de pessoas em 2014.

9. Alexander Graham Bell recomendava atender o telefone com a palavra "Ahoy".

10. A primeira lista telefônica tinha apenas 20 páginas e foi emitida em 1878. Uma vez que o telefone só foi inventado dois anos antes, faz sentido que nem todo mundo tivesse essa nova tecnologia ainda.

11. Como um tributo a Alexander Graham Bell quando ele morreu, em 1922, todos os telefones pararam de tocar durante um minuto completo - 14 milhões de telefones nos Estados Unidos e no Canadá foram afetados.

Muito mais que um meio de comunicação

Quando introduzido no mercado na década de 1870, o telefone era considerado um luxo para empresários, médicos e afins. Tratava-se de um dispositivo de utilidade duvidosa que, pensava-se, não seria capaz de competir com o telégrafo. Ocorre que em pouco tempo as pessoas começaram a encontrar usos para ele – especialmente para comunicação entre familiares e amigos.

Esse aparelho realmente elimina distâncias, mas foi com a evolução para o telefone móvel que tudo realmente mudou e passou a ser possível comunicar-se a partir de praticamente qualquer lugar. Segundo pesquisa do Pew Research Center, hoje a posse de celular entre adultos alcança quase 90% deles.

Atualmente, com o surgimento do smartphone, as possibilidades se expandiram ainda mais. É possível acessar a internet de quase qualquer local, tornando-o uma ferramenta importante para o dia a dia da maioria das pessoas. Pagamentos, reservas, compras ou simplesmente pedir o jantar são tarefas corriqueiras via celular.

E aí, gostou das curiosidades sobre a invenção do telefone? Então aproveite e compartilhe o artigo com seus amigos! E não se esqueça de conferir as dicas de saúde e bem-estar do Vivo Mais Saudável.

TAGS
história
fatos curiosos
comunicação
Dia do Telefone

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ