Qualidade de Vida

09/09/2014 02:08 - Atualizado em 05/12/2016 11:16

Confira como fazer barquinho de papel e outras dobraduras

Aprender como fazer barquinho de papel dá opção para brincar com as crianças.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Em tempos de tecnologia ao alcance das crianças, brincadeiras simples e lúdicas tendem a perder espaço na convivência entre pais e filhos, em meio a videogames, tablets, notebooks e smartphones, .

Embora os avanços tecnológicos também apresentem pontos favoráveis a essa interação e ao crescimento cognitivo dos pequenos, velhas brincadeiras continuam tendo papel importante para a evolução e o desenvolvimento das crianças. Por isso, aprender como fazer barquinho de papel pode ser importante, por exemplo.

Um dos diferenciais desse tipo de brincadeira, que envolve a manipulação do papel e estimula o tato e a percepção, é a conexão entre o mundo imaginário e o mundo real. Essa relação é importante para a criança, pois impulsiona a imaginação e a criatividade

Como fazer barquinho de papel para brincar com seus filhos

Antes de explicar as alternativas de brincadeiras ou mesmo de decoração que o barquinho de papel oferece, vamos ao passo a passo para aprender como fazer barquinho de papel.

como-fazer-barquinho-de-papel

Tudo que você vai precisar é de uma folha A4. E fuja do branco tradicional: cores diferentes estimulam a atenção das crianças.

- Dobre o papel no meio, de cima para baixo e reforce a dobra.

- Dobre as duas pontas superiores em direção ao centro da folha, alinhando-as.

- Dobre a parte inferior do papel - que sobrou na dobra anterior - para cima, de ambos os lados. Com isso, você terá em mãos um chapéu de papel. Estamos no fim da parte fácil, concentre-se!

- Dobre as pontas do retângulo formado na base do chapéu. Novamente de ambos os lados da folha. Com isso, o chapéu, que antes tinha uma base quadrada, agora será triangular.

- Transforme o triângulo em um quadrado. Ao abrir o fundo do triângulo com os dedos, a aparência do origami será naturalmente quadriculada. Em outras palavras, o que você precisa fazer é dobrar as abas laterais do chapéu, uma sobre a outra. Assim, as duas laterais da base do triangulo ficarão sobrepostas.

- Agora, você precisa novamente de um triângulo. Dobre as extremidades do losango para cima, formando um novo - e menor - triângulo. Estamos próximos do fim do processo!

- Novamente, sua missão é transformar o triângulo que você tem em mãos em um quadrado. O processo é igual ao anterior: abra a base com os dedos e una as pontas.

- Agora, é só puxar os triângulos laterais para os lados e dar forma ao barco. O resto da customização fica a seu critério (ou de seu filho).

Aprendeu como fazer barquinho de papel?

Agora que você já sabe como fazer barquinho de papel, pode usá-lo como decoração de uma festa infantil ou simplesmente colocá-lo na água, seja brincando com seu filho em uma bacia, em um chafariz do parque, na piscina ou na banheira.

Aprender como fazer barquinho de papel pode fazer seu filho se apaixonar pelos origamis e pedir mais alternativas de dobraduras. Se isso acontecer, recomendamos começar pelos origamis de animais, que já pertencem ao imaginário da criança e geralmente são mais simples de montar.

E aí, curtiu nossas dicas? Então dobre à vontade e depois deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar a nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
barquinho de papel
brincadeiras
crianças
bem-estar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ