Qualidade de Vida

30/09/2014 05:27 - Atualizado em 02/12/2016 05:55

Confira como evitar a sobrecarga de trabalho em 7 dicas

Sobrecarga de trabalho pode acarretar estresse no dia a dia.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A sobrecarga de trabalho não é um problema recente. No entanto, a ideia de que o avanço da tecnologia e a automatização de processos industriais fossem contribuir para diminuir a demanda de trabalho de forma geral, proporcionando mais tempo livre e períodos de lazer, não se concretizou.

E as consequências do resultado oposto – a interferência excessiva do ambiente profissional na nossa vida fora do escritório – podem ser graves.

sobrecarga-de-trabalho

Sobrecarga de trabalho interfere na vida pessoal

Trabalhar demais e tentar executar várias tarefas em pouco tempo são atitudes que podem causar cansaço, estresse e desmotivação. Além disso, as consequências da sobrecarga de trabalho abrangem a vida pessoal: o excesso de trabalho prejudica as relações com os amigos e a família, inviabilizando, também, atividades educacionais que poderiam gerar benefícios para a carreira profissional, como cursos de especialização.

Muitas pessoas acabam trabalhando muito, passando mais tempo no escritório ou mesclando a vida profissional com a pessoal porque não conseguem manter uma disciplina que permita atingir os objetivos dentro de um prazo específico. Abaixo, reunimos algumas dicas para você saber como evitar a sobrecarga de trabalho:

7 dicas para evitar a sobrecarga de trabalho

1. Planeje o dia

Antes de começar a executar qualquer tarefa, identifique quais as prioridades para o dia e programe o que é preciso – e possível – fazer dentro do horário do expediente.

2. Agende um horário para a leitura de e-mails

Checar permanentemente a caixa de entrada desvirtua o processo de trabalho e prejudica a concentração em outras atividades. Organize-se para ler e responder e-mails apenas em determinados momentos do dia.

3. Não faça interrupções desnecessárias

Pausar o trabalho a todo o momento para tomar café, ir ao banheiro ou conversar com o colega não ajuda em nada. Foque em resolver os problemas profissionais durante o período de trabalho e aproveite o período livre com a cabeça vazia e a consciência tranquila depois.

4. Concentre-se

Procure fazer um esforço para manter-se concentrado na tarefa que está realizando. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, fazer muitas coisas ao mesmo tempo não ajuda a otimizar o tempo, pelo contrário.

5. Controle o tempo

Identifique o tempo que você leva na realização de cada tarefa e administre-o conforme o dia for passando. Ganhe tempo fazendo o melhor possível na primeira vez e evitando retrabalhos posteriormente.

6. Evite as redes sociais

Algumas pessoas são viciadas em redes sociais e não conseguem abstrair-se do mundo virtual nem para trabalhar. Se esse for o seu caso, será necessário um esforço pessoal de determinação para deixar o celular de lado e focar-se no trabalho.

7. Delegue tarefas

Você não precisa ser responsável por tudo. Na medida do possível e até onde o seu cargo permita, distribua tarefas para que outros as executem, priorizando aquilo que só você é capaz de realizar.

Excesso de trabalho pode gerar um ciclo vicioso

Quando a sobrecarga de trabalho se manifesta entre os diretores, gerentes ou supervisores da empresa, um ciclo vicioso tem grandes chances de ser criado. Um supervisor sobrecarregado não terá tempo e nem disposição para treinar os seus subordinados.

As pessoas por ele supervisionadas serão sempre ineficazes, pois não são ensinadas a melhor desempenharem sua função. Por ter subordinados ineficazes, o supervisor não tem a quem delegar as tarefas, ficando, assim, sobrecarregado.

Com o ciclo instalado, é preciso tomar medidas definitivas para melhor gerir o processo e evitar prejuízos. Essas medidas podem incluir a contratação de mais profissionais e com melhor qualificação ou o estímulo a cursos de capacitação, por exemplo.

Gostou das nossas dicas de sobrecarga de trabalho? Então deixe um comentário e acompanhe nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
ambiente de trabalho
vida profissional

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ