Qualidade de Vida

25/07/2014 09:00 - Atualizado em 27/10/2016 06:42

Confira 5 dicas para encontrar tempo para os filhos

Não tem desculpa: encontrar tempo para os filhos é uma obrigação dos pais.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Um dos grandes dilemas da vida de um pai ou mãe é como arranjar mais tempo para os filhos e, ao mesmo tempo, manter o trabalho que permite o seu sustento. Não é uma equação fácil, mas ter a responsabilidade de criar um ou mais filhos é algo que impõe vários desafios.

Como encontrar tempo para os filhos

Uma família com pais presentes só tem a ganhar: a criança tem uma referência próxima e os adultos têm plena consciência do que ela está aprendendo, como está se sentindo e quais são os seus problemas. Isso só é possível destinando um bom tempo para os filhos, que às vezes parece muito difícil de conseguir.

tempo-para-os-filhos

5 dicas para ter mais tempo para os filhos

Entenda que ser um pai ou uma mãe presente não é impossível. Siga as nossas cinco dicas e saiba como arranjar mais tempo para os filhos:

Esforço

É fundamental que os pais entendam que criar um filho significa abrir mão de algumas coisas. Você, finalmente, tem aquele tempo livre que tanto desejou, então, logo pensa que poderá aproveitar para praticar o seu hobby preferido, certo? Talvez não.

Dedicar cinco minutinhos de atenção total ao filho, o que algumas pessoas chamam de “tempo de qualidade”, não é o suficiente. Pense que nem tudo que o mantém mais distante do seu filho é obrigatório, então, o que você precisa é fazer algumas escolhas.

Carona

Tente coincidir o seu deslocamento para o trabalho com o do seu filho para a escola. Se o trajeto é feito de carro em ambos os casos, aproveite a ida para colocar a conversa em dia. Esqueça o rádio por esses minutos e pense que esse será um momento só de vocês, garantido todos os dias.

Obrigações

Se você trabalha muitas horas por dia e o tempo restante acaba servindo, em boa parte das vezes, para cumprir obrigações, que tal levar o seu filho junto? Se você precisa ir ao supermercado fazer compras, por exemplo, ao invés de deixá-lo em casa na frente da televisão, convide-o para ir também.

Claro que, se vocês não tiverem uma relação tão próxima, ele pode achar a ideia nada divertida, mas faz parte do desafio de ser pai construir uma relação na qual ele goste de passar com você até esse tipo de momento.

Fim de semana

O final de semana é, geralmente, o refúgio dos trabalhadores, o período que eles têm para descansar a cabeça e o corpo. Aproveite esses dois dias para passar o maior tempo possível com o seu filho. Leve-o a passeios, ao parque, ao cinema, ao teatro, o que quiser.

Se você conseguir fazer isso, não quer dizer que não precisa dedicar um tempo para os filhos durante a semana. Mas é no sábado e domingo que a atenção pode ser maior e mais divertida.

Babá eletrônica

Um erro muito comum dos pais é apostar na babá eletrônica: a televisão. Sentar no sofá com o seu filho e assistir TV pode dar a falsa impressão que você está suprindo essa necessidade de destinar tempo para os filhos, pois isso é apenas uma ilusão.

Pais e filhos precisam conversar, brincar e trocar experiências. Outra situação errada é, em viagens de carro, colocar DVDs para que as crianças se entretenham e fiquem quietas, inibindo a interação entre pais e filhos.

Quais são os tipos de passeios que você faz com os seus filhos? Quanto tempo por semana você passa com eles? Você acha que é necessário, ou gostaria de fazer mais?

TAGS
passear com os filhos
sair com filhos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ