Qualidade de Vida

22/06/2015 02:27 - Atualizado em 07/12/2016 08:14

Confira 3 motivos para ter uma horta em casa

Hortas em casa garantem vegetais frescos e saudáveis na sua alimentação.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os resultados da sua alimentação são sentidos no corpo diariamente. No futuro, os maus hábitos alimentares podem trazer consequências como obesidade, hipertensão e problemas cardiovasculares. É por isso que uma horta em casa pode ajudar. Além de estimular o consumo de vegetais e legumes, você ainda entra em contato mais direto com a natureza.

Não existem restrições para o que você vai cultivar - tudo depende do espaço disponível. O melhor de tudo é poder utilizar em sua dieta alimentos livres de toxinas e agrotóxicos, dos quais você sabe a procedência exata.

Apesar de parecer difícil, a horta em casa pode ser uma forma de aproveitar seu tempo livre para garantir saúde e outros benefícios para o dia a dia. Saiba por que ter uma e veja dicas de cultivo.

horta em casa

Por que ter uma horta em casa?

Economia

Está cada vez mais caro comprar legumes, frutas e vegetais no supermercado. Ao contrário dessa realidade, as mudas podem ser adquiridas em agropecuárias por preços muito menores. Você pode pedir dicas de cultivo na própria loja e plantá-las na sua horta. Assim, fazendo tudo da forma mais orgânica possível, você garante alimentos baratos e de qualidade.

Mais saúde

Em longo prazo, os agrotóxicos utilizados na indústria alimentícia podem causar diversas doenças e, até mesmo, câncer. Por isso, o hábito de ter uma horta em casa pode ser uma forma de evitar a ingestão de toxinas, já que é você quem controla os insumos utilizados na produção.

Lazer

Quando você mesmo cultiva sua horta, não contribui apenas para uma dieta mais saudável. Você também se exercita com uma atividade que traz benefícios físicos e psicológicos. No momento em que entra em contato com a terra, suas energias são renovadas e você passa a liberar serotonina, o hormônio do bem-estar.

Além disso, os movimentos ajudam a trabalhar os músculos membros inferiores e superiores.

Dicas para cultivar sua horta em casa

Quer começar sua horta em casa, mas não sabe como? Vá plantando aos poucos, em pouca quantidade. Separe pequenos quadrinhos de terra e plante um tipo de semente em cada um. Dessa forma, você não precisa armazenar muito do mesmo produto.

Alguns legumes e frutas podem ser guardados por vários dias e outros precisam ser consumidos rapidamente para não estragar. Informe-se sempre sobre a melhor forma de cultivar cada um, como e quando deve ser feita a colheita.

É importante também que você descubra algumas regras sobre quais vegetais podem ser plantados próximos a outros. Existem tipos que não sobrevivem na proximidade de outros. No entanto, quando você cultiva diferentes variedades juntas, na mesma horta, dificulta o nascimento de ervas daninhas.

E no apartamento?

Quer fazer uma horta em casa, mas mora em um prédio? É possível montar uma horta vertical, em uma parede exposta ao sol. Porém, os cuidados serão maiores e as dimensões e variedades devem ser reduzidas.

Em pequenos vasinhos, você planta temperinhos e legumes pequenos que se desenvolvam em ambientes mais fechados. Na internet, existem tutoriais que ensinam como fazer. Lembre-se sempre de usar água da chuva para regar.

Gostou das dicas? Conte para nós! E aproveite para conferir as novidades de qualidade de vida do Vivo Mais Saudável.

TAGS
alimentação saudável
vegetais orgânicos
natureza
passatempo

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ