Qualidade de Vida

07/12/2014 01:06 - Atualizado em 03/12/2016 05:34

Confira 3 ideias de brincadeiras de final de ano

Realizar brincadeiras de final de ano nas confraternizações é um modo de interagir com o grupo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quando as festas de Natal e Ano Novo se aproximam, é hora de reunir as pessoas para confraternizar e comemorar as conquistas do ano. Seja no trabalho ou na família, as brincadeiras de final de ano são um ótima forma de encerrar esse ciclo. Elas quebram o gelo, são motivo de diversão e ainda são uma forma descontraída de trocar presentes.

Brincadeiras de final de ano e a interação

brincadeiras de final de anoQuanto mais perto do Natal, mais os calendários são preenchidos com eventos, reuniões, chás, jantares, festas. Tudo isso para comemorar mais um ano de conquistas e dificuldades superadas. É a época do ano em que as pessoas resolvem expressar o que sentem pelas outras. Ficam mais gratas pelo que conquistaram e, consequentemente, mais generosas também.

Uma tradição já consolidada nesses encontros é a realização de brincadeiras de final de ano. Espécies de dinâmicas, que ajudam a melhorar o clima no ambiente. Em confraternizações de empresas, por exemplo, onde estão reunidos chefes e funcionário, a tensão costuma estar presente. Os jogos e atividades ajudam a descontrair e a aumentar a interação entre os colegas.

Se a brincadeira for amigo secreto, a conversa sobre os presentes que foram entregues sempre toma conta do espaço. Com mensagens trocadas, a própria dinâmica já incita o diálogo. O fato é que nenhuma das brincadeiras de final de ano deixa de causar alguma tipo de reação nas pessoas.

É claro que é preciso cuidar para não exagerar. Nesses eventos é muito comum a oferta de bebidas alcoolicas. E, mesmo que não haja álcool, o clima de férias costuma deixar as pessoas mais relaxadas. Não se pode perder a linha e acabar exagerando em uma intimidade que não existe. Mas se manter rígido demais também não é a escolha. É preciso chegar a um meio termo.

Ideias de brincadeiras de final de ano

Amigo Secreto

Essa é uma das mais tradicionais brincadeiras de final de ano. Os nomes de todas as pessoas que participarão devem ser escritos em pequenos papéis. Misture todos os bilhetes com nomes em um recipiente e passe para que as pessoas sorteiem. Cada uma deve tirar o nome de um colega. Se alguém pegar o próprio nome, todos devem devolver e o sorteio recomeça.

brincadeiras-de-final-de-ano

No dia do evento, a pessoa deve levar um presente para a pessoa que sorteou. A revelação é feita da seguinte forma: você vai dando dicas, características da pessoa e os demais devem adivinhar quem é. Quando o amigo secreto for descoberto, é ele quem deve recomeçar o ciclo.

Palavra-chave

É uma espécie de amigo secreto, mas sem sorteios. Todos devem comprar presentes genéricos, que possam ser entregues tanto para homens quanto para mulheres, independentemente do gosto. Uma pessoa deve escolher um texto e uma palavra-chave nesse texto, que será combinada com o grupo. Todos devem sentar-se em um círculo, com o seu presente na mão.

A pessoa que estiver com o texto começa a ler em voz alta. Cada vez que a palavra-chave for citada, as pessoas devem passar o presente para quem está à sua esquerda. Quando o texto acabar, o presente que estiver na sua mão é o que ficará com você.

Balão surpresa

Essa é uma das melhores brincadeiras de final de ano para ambientes corporativos. Escreva em papéis algumas mensagens de motivação e bons votos. Coloque-as em balões suficientes para que cada pessoa ganhe um. Encha os balões e amarre. Jogue todos eles pra cima e cada convidado pega um balão. Os balões devem ser estourados e todos devem ler suas mensagens, um por vez.

Visite nosso Especial Férias com dicas para sua ceia de Natal e Réveillon!

Também tem receitas que são a cara do verão e esportes para você aproveitar a estação mais quente e colorida do ano!

Gosta das nossas dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
ano novo
natal
bem-estar
carreira

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ