Qualidade de Vida

08/12/2014 09:25 - Atualizado em 01/12/2016 05:18

Confira 10 dicas de vida saudável em grandes cidades

Descubra que fugir do estresse e curtir uma vida saudável é possível mesmo em metrópoles.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Viver em grandes cidades é, muitas vezes, sinônimo de uma vida estressante e conturbada. População numerosa, grandes congestionamentos, segurança debilitada e poluição intensa fazem parte da rotina. Mas existem alguns meios de escapar desses problemas e viver uma vida saudável nos grandes centros. Basta você encontrar caminhos e opções para isso. Quer saber como?

vida saudavel

Ações para a vida saudável da população

Analisando o crescimento de uma geração preocupada com a saúde, os governos começaram a implantar ações para dar condições de vida saudável para a população. Pistas de corrida bem preservadas e academias ao ar livre nas praças são boas opções.

Em São Paulo, uma das cidades com maiores problemas nesse quesito, o governo está implantando um projeto de ciclovias. A ideia é que, até o final de 2015, sejam implementados 400 km de ciclovias na cidade.

10 dicas para uma vida saudável

1. Bicicletas

Um dos maiores problemas de quem mora em cidades grandes, é o estresse que passa pelas longas horas no trânsito. Troque o transporte automotivo pela locomoção com bicicletas. Além de diminuir o tempo gasto, você ainda queima algumas calorias.

2. Filtro de ar

O ar poluído das cidades grandes também pode ser um problema para quem quer uma vida saudável e um grande causador de doenças respiratóras. Invista em aparelhos que façam a filtragem e a purificação do ar, pelo menos na sua casa.

3. Parques

Mas nem só de prédios vivem as grandes cidades. São Paulo, por exemplo, possui um ótimo espaço ao ar livre para ser aproveitado: o Parque do Ibirapuera. Aproveite os intervalos do trabalho ou o fim do expediente para curtir a natureza.

4. Alimentação

Uma vantagem das metrópoles é a grande variedade de lojas e supermercados. Procure por comércios que vendam alimentos orgânicos e saudáveis. Em alguns bairros, você pode encontrar feiras que vendam produtos cultivados no interior, saídos direto da horta.

5. Horários de pico

Se você puder, mude o seu horário no trabalho. Evite sair de casa ou da empresa onde trabalha nos horários em que a maior parte da população também está saindo. Saia mais cedo ou mais tarde, evitando grandes congestionamentos.

6. Viagens

Aproveite os finais de semana para sair da cidade e se divertir. Pegue o carro e conheça cidades que ficam no interior. Cidades pequenas têm um clima mais tranquilo e lhe ajudarão a relaxar.

7. Academias

A grande população das metrópoles faz com que existam diversos estabelecimentos comerciais espalhados pela cidade e funcionando em diferentes horários - inclusive durante a madrugada. Não tem desculpa para não praticar exercícios e investir em uma vida saudável. Procure uma academia próxima e que se adapte ao seu horário.

8. Segurança

Investir em segurança é imprescindível para viver uma vida saudável. Os índices de criminalidade são altos e assustam. Viver sem condições de segurança é motivo para que as pessoas fiquem presas em suas casas, sempre com medo. Isso afeta muito a saúde psicológica.

9. Esportes

Espaços e grupos para praticar esportes se proliferam em cidades grandes, principalmente em tempos de geração saúde. Pesquise com amigos, colegas e conhecidos, locais e companhias para jogar futebol ou correr no fim da tarde.

10. Moradia

Procure morar em regiões que sejam próximas do seu trabalho ou dos locais que você precisa frequentar diariamente. Isso ajuda a poupar seu tempo e a diminuir o estresse. Se o bairro for calmo, mais um ponto a favor.

Que tal seguir nossas dicas para ter mais qualidade de vida? Deixe um comentário e não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
saúde
cotidiano
viver bem
qualidade de vida

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ