Qualidade de Vida

22/02/2015 11:41 - Atualizado em 06/12/2016 03:16

Comunique-se com a ajuda do dicionário de Libras

O dicionário de Libras facilita a comunicação entre pessoas com e sem deficiência.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Um dos principais desafios encontrados pelas pessoas com deficiência auditiva é comunicar-se com ouvintes. Por isso, foi desenvolvida a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), que ajuda quem não consegue se expressar verbalmente e melhora sua qualidade de vida.

Uma das maneiras de ingressar nesse universo é conhecendo mais informações sobre o dicionário de Libras.

dicionario de libras

Saiba mais sobre o dicionário de libras

A Libras é uma das várias linguagens de sinais existentes no mundo inteiro para a comunicação dos surdos. Cada país possui suas própria estrutura gramatical, que pode variar até mesmo de região para região, conforme a língua falada. O dicionário de Libras varia de acordo com as expressões ou regionalismos de cada lugar.

A linguagem é utilizada para a comunicação geral, tanto entre pessoas com deficiência quanto entre surdos e ouvintes. Por isso, é necessária a divulgação da importância de todos conhecerem o dicionário de Libras, para facilitar a inclusão dos deficientes auditivos em todos os meios sociais.

Assim como outras línguas, a Libras possui um alfabeto manual, que é utilizado para falar nomes quando não há um sinal próprio. As línguas orais apresentam o estudo fonológico, com a articulação dos fonemas. Já as línguas de sinais estudam a querologia, que é a configuração do movimento das mãos e pulsos.

dicionario de libras

Como aprender a usar o dicionário de Libras

A aprendizagem da língua de sinais por uma pessoa com deficiência auditiva acontece naturalmente, assim como quem ouve aprende a língua oral.

Porém, se uma criança que nasceu surda não tiver familiares ou pessoas próximas com a mesma condição, é importante que ela frequente uma comunidade, associação de surdos ou ainda uma escola que esteja preparada para o ensino adaptado por meio da língua de sinais.

Para os ouvintes que queiram ou precisem aprender a língua de sinais, é possível buscar mais informações em projetos, cursos ou até mesmo pela internet. Existe dicionário de Libras online, com os sinais animados para aprender sem erro. Aplicativos para dispositivos móveis, que disponibilizam funções de consulta rápida, também são encontrados.

A importância de conhecer e incluir o dicionário de Libras em todas as áreas da sociedade é para que a comunidade surda possa ter o direito de exercer sua cidadania. Muitas vezes, os deficientes auditivos não conseguem participar de atividades sociais, educacionais, culturais e políticas do país, pois não encontram meios para isso.

Uma das formas de incluir a comunidade surda nesses ambientes é com intérpretes que possam fazer a tradução da língua oral para a língua de sinais. Instituições como escolas, faculdades, empresas e serviços públicos que disponibilizem um intérprete melhoram a convivência do indivíduo com deficiência auditiva.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
deficiência auditiva
linguagem de sinais
surdez
comunicação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ