Qualidade de Vida

30/03/2015 02:19 - Atualizado em 06/12/2016 08:49

Complexo de Cinderela: Entenda por que o príncipe encantado não vem

Mulheres que acreditam no relacionamento perfeito podem se frustrar com a realidade.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Criado pela psicóloga norte-americana Colette Dowling, o termo complexo de Cinderela abrange mulheres que sonham em encontrar o príncipe encantado dos contos de fada. Esse comportamento é prejudicial e pode causar dependência por relacionamentos.

O complexo de Cinderela mistura a carência com o medo da solidão. Para a mulher que acredita no relacionamento perfeito, somente essa realidade será capaz de proporcionar uma vida mais feliz.

Sem a capacidade de mudar, a pessoa acaba refém do próprio comportamento. Ela vai a festas e eventos à procura do homem ideal, acreditando que todos a sua volta são possíveis pretendentes. Essa prática pode levar a doenças psicológicas mais graves, como a depressão.

complexo de cinderela

Identifique os sintomas do complexo de Cinderela

Vida amorosa

A mulher que vive com o complexo de Cinderela acredita que a vida e a rotina serão mudadas quando ela encontrar o homem perfeito. A partir dele, tudo fará sentido e seus dias serão dominados por momentos felizes.

Esse homem - bonito, inteligente e sem falhas morais - só terá olhos para ela. Brigas não existirão, já que o homem fará tudo o que estiver a seu alcance para fazê-la feliz.

Vida profissional

Você vive descontente com a sua realidade? Odeia trabalhar e prefere passar os momentos em casa, conversando com o seu amado pelo celular ou internet? A mulher afetada pelo complexo de Cinderela vive presa a sua infância e está diariamente descontente e desmotivada no local de trabalho.

Vida familiar

Para os amigos e família, ela está sempre offline. Só lembra de jogar conversa fora quando precisa de algum agrado ou quando está se sentindo muito sozinha.

Como se livrar do complexo de Cinderela?

Para viver a vida real, a dos relacionamentos imperfeitos, você deve se livrar do Complexo de Cinderela. Confira quais são as atitudes mais importantes para a mudança de comportamento.

Seja paciente

Não adianta. Para encontrar o seu par, você deve ter paciência. Só se envolva com homens que tenham pontos parecidos com você.

Ame-se

Mais que amar algum homem, a mulher feliz tem amor próprio. Ela encontra felicidade em si mesma, mesmo nos momentos de solidão. Ela curte a própria companhia sem se sentir triste nos momentos solitários.

Tenha amigos

Eles são importantes confidentes. Nos momentos de tristeza, eles estarão ao seu lado. Nos momentos de alegria, também. Jamais deixe os seus amigos e familiares de lado. Nos períodos mais complicados, quando você precisa de apoio, é neles que você encontrará forças para seguir em frente.

Controle-se

Você encontrou um parceiro legal? Lembre-se de não cobrar perfeição. Ele, assim como você, também pode cometer erros. Para não desgastar o relacionamento, tente conversar e resolver os problemas sempre que possível.

Você sofre com o complexo de Cinderela? Conte para nós! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para conferir dicas de amor e sexo e ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
relacionamento
namoro
príncipe encantado
depressão

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ