Qualidade de Vida

19/10/2015 07:12 - Atualizado em 14/11/2016 01:15

Como organizar uma festa de Halloween para a criançada

Aposte em fantasias marcantes e lanchinhos temáticos para animar ainda mais a festa.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A festa de Halloween é um clássico nos Estados Unidos, mas que vem se popularizando no Brasil por influência da mídia e até mesmo dos cursinhos de inglês. Lembrada pelas fantasias fantasmagóricas e pela decoração feita com abóboras, a comemoração é inspirada na tradição celta.

Véspera do Dia de Todos os Santos, 31 de outubro era marcado por lendas assustadoras. Há mais de 2,5 mil anos, o povo celta acreditava que o último dia do mês era a data escolhida pelos espíritos desencarnados para perambular entre vivos. Para afugentar seres do mal e garantir proteção, caveiras, ossos e abóboras enfeitadas eram espalhadas pelas casas.

O hábito infantil de pedir doces na vizinhança também é inspirado nos celtas. Na data, as mulheres entregavam o chamado bolo das almas em troca de orações para os seus familiares.

Essa tradição pagã, porém, foi condenada durante a Idade Média. O Halloween foi incorporado à crença católica para homenagear os entes queridos que já se foram. Foi assim que surgiu o Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro. Hoje, a data é mais uma atividade lúdica que propriamente religiosa. Confira como organizar uma festa de Halloween divertida e assustadora na medida certa.

crianças fantasiadas na festa de halloween

Monte a sua festa de Halloween

Não é difícil e você não precisa gastar rios de dinheiro. Para organizar uma festa de Halloween, vale se inspirar em histórias de bruxas, monstros e zumbis. É só soltar a criatividade!

Lanchinhos

As guloseimas são uma importante atração da noite. Nos Estados Unidos, a data é marcada pela coleta de doces de porta em porta. Aposte em um bolo de cenoura com cobertura de chocolate e em chocolatinhos com aplicações comestíveis de temas fantasmagóricos.

Os salgados podem ser sanduíches com pães coloridos e preparados com berinjela ou cenoura. Tente manter todos os alimentos nas cores tradicionais da festa, basicamente o preto e o laranja. A sua mesa de quitutes ficará de arrepiar!

Bebidas

Separe suco ou refrigerante de uva e de laranja. Para servi-los, use copos ou taças decoradas com o tema, facilmente encontradas em lojas especializadas em artigos para festa. Os papais e mamães podem optar por drinques como sangria ou clericot.

Fantasias

A caracterização é um item indispensável da festa de Halloween. Aposte em roupas de bruxa, fantasma, vampiro, caveira mexicana - aquela com pinturas no rosto -, morcego, diabinho e outros clássicos dos filmes de terror.

Música

É mais difícil encontrar músicas dentro do tema "Dia das Bruxas". Você pode utilizar trilhas sonoras de filmes, ou então apelar para as garantidas canções infantis.

Atividades

Vale sugerir brincadeiras ou então fazer uma "hora do conto" com lendas e histórias de terror. Só tome cuidado para não assustar os mais novinhos!

Saiba Mais
Jogos infantis são uma brincadeira fundamental
Inove com docinhos de festa saudáveis e deliciosos
Brigadeiro sem leite condensado faz a festa dos pequenos

Como decorar a festa de Halloween

Compre cartolinas nas cores preta, branca, laranja, e roxa. Imprima moldes de aranhas, cruzes, caveiras, abóboras e fantasmas. Todos os desenhos servirão como decoração para a parede e para a mesa.

Procure abóboras de plástico em lojas especializadas. Elas podem servir como vasilha para balas, pirulitos e outros doces. Aranhas, cobras e teias também pode ser adquiridos nesses lugares. Os itens combinam com a mesa de quitutes e destacam ainda mais o tema.

Você também pode usar abóboras de verdade. Retire o recheio e faça os recortes tradicionais de caretas. Ponha uma vela acesa dentro para deixá-las ainda mais assustadoras. Aliás, uma iluminação indireta e bem tênue ajuda a dar o clima sombrio que a festa pede.

Gostou das dicas? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
Dia das Bruxas
Dia de Finados
festa infantil
brincadeiras

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ