Qualidade de Vida

28/01/2015 05:49 - Atualizado em 15/11/2016 04:50

Como lidar com os diferentes tipos de violência da atualidade

Tipos de violência podem envolver tanto ações físicas quanto danos emocionais.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Ouvir falar ou presenciar atos de vandalismo e violência já não é mais incomum para os cidadãos, hoje em dia. Em casa, no trabalho, na rua e nos estabelecimento comerciais, presenciamos diversos tipos de violência, que se manifestam por meio de ações rudes e chocantes tomadas pelas pessoas. Saiba quais são esses tipos e como lidar com eles.

tipos de violencia

Entenda quais são os tipos de violência

Os diferentes tipos de violência se caracterizam pela prática de ações que coloquem em risco a saúde e a integridade de outra pessoa. Eles ganham classificações distintas por possuírem as próprias especificidades.

Os casos de violência institucional acontecem quando uma empresa ou entidade realiza atos violentos, motivados por desigualdades. Não importa qual seja a origem dessas diferença. Religiões, etnias, classes sociais ou orientação sexual podem ser motivadores, devido ao preconceito.

Intrafamiliar, como o nome sugere, é a violência que acontece dentro do núcleo de família ou da unidade doméstica em que a pessoa vive. É praticada por uma pessoa que pertença ao grupo familiar do agredido. Abusos morais, psicológicos e físicos integram a lista de violências intrafamiliares. Geralmente, ocorre contra crianças, idosos e pessoas doentes.

A violência moral é outro dos tipos de violência muito comuns. É caracterizada pelos atos que buscam agredir e prejudicar a reputação do outro. Já a violência psicológica busca controlar e degradar as ações, o comportamento e as crenças de outra pessoa, por meio de manipulação, intimidação ou ameaça.

Os danos patrimoniais possuem uma categoria específica nos tipos de violência. Pixações, quebra de vidros, arrombamento de portas e janelas e outras atitudes semelhantes, que visam a destruir um bem material de alguém que não o agressor, são atitudes consideradas como violência patrimonial.

Por último, fica uma das formas mais comuns e covardes de violência: a sexual. Ela acontece quando alguém obriga outra pessoa a manter uma ou mais relações sexuais consigo, indo contra o desejo do indivíduo violentado. O uso da força física e de ameaças é a principal forma que os agressores encontram para manter as vítimas cativas durante o ato de abuso.

Como lidar com diferentes tipos de violência

Para lidar com os diferentes tipos de violência, é preciso primeiro identificá-los. Muitas vezes, um mesmo ato pode pertencer a mais de uma categoria diferente. Um abuso sexual realizado por um padrasto contra a enteada, por exemplo, se caracteriza como violência física, intrafamiliar, moral e sexual, tudo ao mesmo tempo.

O primeiro passo é denunciar o ato violento que estiver acontecendo, buscando as autoridades certas para agir em cada tipo de caso. Se você for a vítima, procure manter distância do local e das pessoas que lhe causaram os atos violentos. Essa é uma forma de se proteger das lembranças ruins e de prevenir novos acontecimentos.

Caso você suspeite que alguém foi ou é vítima de violência, é preciso ter muito tato para lidar com a situação. Os violentados costumam ficar acuados, inseguros e com medo de declarar o que sabem. Procure saber informações mais detalhadas, de forma discreta, e ganhe a confiança da pessoa. Quando receber uma confirmação, tome as devidas providências.

Além da denúncia e de ajudar a pessoa a se afastar do agressor e do ambiente, é importante auxiliá-la a procurar ajuda com um psicólogo ou psiquiatra. Qualquer um dos tipos de violência causa danos morais e psicológicos na pessoa, deixando-a abalada e frágil. Um profissional de saúde mental pode ajudar a vítima a recuperar a confiança em si mesma.

E você, o que faz para impedir que a violência se espalhe? Conte para nós! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
agressão
violência
trauma
terapia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ