Qualidade de Vida

18/09/2014 03:22 - Atualizado em 23/10/2016 03:56

Como evitar LER: Confira dicas para corrigir a postura

Aprender como evitar LER depende, principalmente, de conhecer as suas causas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A lesão por esforço repetitivo, também conhecida como LER, é a lesão causada pelo desempenho de uma atividade que é feita continuamente e sem pausas. Ela pode ser definida como uma síndrome que engloba todos os tipos de problemas originados nos ossos ou músculos e que são causados por atividades repetitivas. Entenda como evitar LER.

como-evitar-ler

Como evitar LER: Causas

Para saber como evitar LER, primeiro é preciso entender quais são as suas principais causas. Entre elas estão fazer movimentos repetitivos sem pausas, ficar com uma postura inadequada, usar móveis com altura e posições impróprias para certas atividades - o que é comum acontecer no trabalho - e não ter orientação sobre o momento de descanso e dos limites do corpo.

Nos dias atuais muitas pessoas acabam por desencadear lesões por esforço repetitivo devido a alguma atividade do trabalho, como o uso do computador. Como a pessoa fica muito tempo sentada na mesma posição, por exemplo, a postura, os braços e dedos podem começar a sentir os efeitos disso.

Também é comum desenvolver algum problema ao fazer os serviços domésticos, por não saber como segurar os objetos corretamente e nem cuidar a postura quando faz certos movimentos.

Os lugares do corpo que desenvolvem o problema

Alguns lugares do corpo são os mais comuns para desencadear uma lesão por esforço repetitivo, fique tento e entenda como evitar LER.

Pode ocorrer no pulso, bem no meio do punho. Ela causa dor quando se faz movimentos para segurar algum objeto, alterações na sensibilidade e também formigamento. O excesso de digitação é uma das principais causas.

Outro tipo de LER aparece no pulso, sendo desencadeado pela rotação do punho. Ela atinge a parte lateral do punho em direção ao polegar e geralmente é causada por movimentos que usam muito o polegar, como cortar algo com a tesoura.

É desenvolvida também na palma da mão, causando desconforto nas articulações que ligam os dedos às palmas das mãos. Pode ser ocasionada por jogar videogame ou dirigir.

No cotovelo também é possível ter uma lesão. Nesse caso ela é caracterizada por uma dor na parte de fora do cotovelo, que tem origem no antebraço. Carregar objetos grandes ou pesados pode causar esse tipo de LER.

Como evitar LER: dicas

É preciso ter atenção para saber as formas de como evitar LER. Mas é possível diminuir o riscos de desenvolver esse problema com alguns cuidados básicos na sua rotina. É importante fazer pausas durante qualquer atividade repetitiva, identificar os limites do corpo e principalmente cuidar da postura.

Quando for usar o computador, por exemplo, certifique-se de que a cadeira e a mesa estão na altura certa para proporcionar naturalidade e conforto a quem estiver sentado.

A posição do monitor deve ficar à altura dos olhos, pois com isso é possível evitar que a pessoa abaixe a cabeça e force o pescoço. O teclado e o mouse também devem ser posicionados de maneira correta e confortável. É recomendado que eles fiquem de forma que o cotovelo da pessoa forme um ângulo de 90 graus.

Cuidar das cadeiras do seu ambiente de trabalho também é uma forma de como evitar LER. O ideal é optar por aquelas que possibilitam regular a sua altura ou então usar uma almofada para sentar em cima, ajustando assim a altura correta.

E aí, gostou dessa dica de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de ficar ligado na nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
trabalho
saúde
lesão

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ