Qualidade de Vida

13/07/2014 09:00 - Atualizado em 08/12/2016 12:25

Comer devagar é um hábito importante para a saúde. Saiba mais!

Comer devagar faz bem para o corpo e pode até ajudar a emagrecer.

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Redação

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A vida moderna tem um ritmo diferenciado. O almoço não é mais um momento só de almoçar, mas de checar e-mails, realizar reuniões de negócios e aproveitar cada segundo do intervalo no trabalho para resolver pendências do cotidiano.

Nessa correria do dia a dia, quem se lembra de comer devagar? Aliás, você consegue lembrar quando foi a última vez que conseguiu comer devagar e ter um almoço tranquilo?

 

Comer devagar é uma necessidade

comer-devagarFoto: Shutterstock

Correr contra o tempo e devorar a comida ao invés de comer devagar é um comportamento nocivo, altamente agressivo à saúde em longo prazo, mas cada vez mais presente como comportamento social. Com isso, ter hábitos alimentares saudáveis se torna algo cada vez mais distante da realidade.

O hábito de comer devagar nos proporciona o prazer de sentir todo o sabor de uma refeição e a textura de cada alimento. Além disso, a mastigação, quando feita de forma ponderada, é importante para a saúde, considerando que a digestão do que comemos inicia já na boca.

É durante a mastigação que os alimentos são triturados e quebrados em partículas menores, de forma a facilitar a sua digestão posterior. Quando comemos muito rápido, pedaços maiores acabam escapando e sua digestão é muito mais lenta.

 

Comer devagar ajuda a emagrecer

Se, por um lado, comer devagar atua como um estímulo à produção de hormônios de saciedade, como o coleciostoquinina, por outro, serve como um redutor da produção de hormônios que ampliam a sensação de fome, como a grelina.

Para aqueles que estão preocupados com a boa forma, aqui vai mais um benefício de comer devagar: estima-se que a cada nova garfada, ocorre uma redução de 12% no total de calorias ingeridas, já que comer devagar é um exercício, além de atuar sobre os hormônios referidos anteriormente.

Ainda na guerra contra a balança, uma série de pesquisas sugere que comer devagar acaba reduzindo o tamanho da porção ingerida. Ou seja, quem come muito rápido, costuma encher o prato e devorar tudo em poucos minutos.

Já quem come de forma mais lenta, tende a comer menos, pois vai saciando a fome aos poucos. Assim, o hábito pode levar a uma perda gradual de peso, se for incluído na rotina.


Mais benefícios ao comer devagar

Também ingerir os alimentos de forma mais lenta possibilita o desenvolvimento da força mastigatória ideal, o que, por consequência, ativa os receptores dos ligamentos periodontais, responsáveis por enviar informações ao cérebro, que as recebe no controle da fome, promovendo a saciedade.

Entre outros benefícios de comer devagar, podem ser citadas a redução e a prevenção do acúmulo de gordura na região abdominal - sempre a preferida das gordurinhas extras. Como a mastigação ponderada auxilia a digestão, isto evita que ocorra a distensão abdominal e aquela sensação de estufamento, que poderiam levar ao acúmulo de gordura na região.

 

Dicas para comer devagar

Uma dica bastante válida para você que quer aprender como comer devagar, é reservar pelo menos 20 minutos do seu dia para cada refeição. E, vale lembrar, tem que ser para refeição, mesmo: não faça nada mais neste período, nem sequer ler ou assistir televisão. Este é um momento só seu, do seu prato e sua comida.

Outra sugestão é evitar ambientes muito barulhentos ou mesmo coloridos, pois eles podem deixá-lo mais ansioso e incentivá-lo, ainda que indiretamente, a apressar sua refeição.

E aí, gostou do texto e das dicas ? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência! 

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