Qualidade de Vida

22/05/2015 07:04 - Atualizado em 24/05/2016 04:38

Comemore o Dia do Abraço e aproveite os benefícios

Abraçar combate o estresse e a ansiedade, além de proporcionar sensação de segurança.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Não está se sentindo bem? Aquela tristeza repentina resolveu aparecer? Então aproveite o Dia do Abraço para dar e receber carinho, desfrutando de todos os benefícios desse ato. Ele é fundamental para desenvolver o processo de comunicação afetiva, aproximando as pessoas e combatendo solidão e ansiedade.

Não importa de quem seja, desde que seja verdadeiro e aconchegante. Abraços de mãe, de pai, de avós, de irmãos, de amigos ou do namorado: todos eles são carregados de benefícios. Quer saber por que comemorar o Dia do Abraço? Saiba mais.

dia do abraco

Por que abraçar?

Você nem deve ter se dado conta de como é importante abraçar. Além de fortalecer todo o organismo, essa simples atitude evita o distanciamento afetivo. De acordo com o Instituto de Pesquisa do Toque, nos Estados Unidos, a falta de contato físico está prejudicando as pessoas e aumentando os casos de depressão.

Chamada de “privação do toque”, essa desconexão pode ser combatida com um simples abraço. Em todos os lugares do mundo, a internet e as redes sociais têm sido apontadas como agravantes para esse problema.

Quando se troca o contato presencial pelo virtual, as pessoas se sentem mais mal-humoradas, apresentam sintomas de ansiedade e tendem a ficar cada vez mais isoladas.

O ideal é dosar as relações via internet, sempre procurando manter o contato físico e expressando a afetividade. O Dia do Abraço pode ser uma ótima oportunidade para rever quem você gosta e ainda melhorar a saúde e o bem-estar.

dia do abraco

Como aproveitar o Dia do Abraço

Abraço com saúde

Os efeitos de um abraço são sentidos no sistema imunológico. O toque provoca estímulos no sistema nervoso parassimpático, fazendo com que o corpo relaxe e aumente a produção dos hormônios do bem-estar, como a oxitocina, a serotonina e a dopamina.

Coração saudável

Sempre que abraçado, receptores de pressão supersensíveis são estimulados na sua pele. Com isso, o sistema nervoso emite sinais para o cérebro e as glândulas suprarrenais, que param de produzir cortisol, o hormônio do estresse. Quando isso ocorre, a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos melhoram, protegendo o organismo contra infecções.

Um dia sem dores

No Dia do Abraço, aproveite a descoberta de um estudo feito pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Os pesquisadores comprovaram que abraçar pode combater enxaqueca.

Um grupo de mulheres com dores de cabeça participou de um experimento. Após elas receberem massagens nas costas por meio de um abraço, os sinais de alívio do cérebro foram ativados mais rapidamente, deixando para trás a sensação de dor.

Xô, ansiedade e depressão!

Para problemas psicológicos, o abraço também pode ser uma fonte de cura. A dopamina e a serotonina, estimuladas pelo toque, ajudam no combate à ansiedade e à depressão. Aproveite para liberar esses hormônios no Dia do Abraço.

Segurança

Brigou com o namorado? Discutiu com o chefe? Estressou-se no trânsito? Nada melhor que receber um abraço após uma situação dessas. O ato consegue transmitir conforto e segurança, por isso abraçar diariamente é uma forma de aliviar a tensão do cotidiano.

Na data de hoje, quem merece o seu abraço? Conte para nós! E continue acompanhando as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
carinho
ansiedade
afetividade
depressão

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ