Qualidade de Vida

13/11/2014 07:58 - Atualizado em 02/12/2016 12:44

Com maior expectativa de vida, envelhecer bem deve ser prioridade

OMS defende estratégias para que a população possa envelhecer com qualidade de vida.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que, até 2050, a população mundial, com idade acima de 60 anos passará de 841 milhões para 2 bilhões. Com o avanço do contingente idoso no planeta, envelhecer bem resulta em um grande desafio para a ciência e para os órgãos de saúde no mundo todo.

envelhecer

O levantamento da OMS estima que já em 2020 serão registradas, pela primeira vez na história, um número maior de pessoas com mais de 60 anos de idade do que de crianças com até cinco anos.

Esse dado só reforça que o aumento da longevidade requer cada vez mais priorizar o processo de envelhecer com qualidade de vida e saúde. Atualmente, 80% dos idosos vivem em países de baixa e média renda.

Envelhecer com menos doenças graves

O aumento da expectativa de vida, de acordo com a OMS, se deve à diminuição das mortes decorrentes de doenças cardiovasculares, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e a doença cardíaca isquêmica - que hoje exigem intervenções simples e de baixo custo para diminuir o tabagismo e a elevação da pressão arterial.

Estudiosos da OMS alertam que é urgente que os sistemas de saúde e assistência social encontrem processos eficazes para solucionar os problemas enfrentados por uma sociedade mais envelhecida e fazem um alerta: dizer que as pessoas estão vivendo mais não significa que elas estejam mais saudáveis. Portanto, desenvolver estratégias para envelhecer bem é vital.

envelhecer-bem

O que fazer para envelhecer bem

O envelhecimento é algo comum a todos os seres. Este processo natural não impede que o indivíduo tenha uma vida ativa, praticando esportes, cuidando do lado intelectual e trabalhando. Ou seja: envelhecer não coloca limitações na vida.

Por outro lado, existe o envelhecimento patológico, algo ruim e que pode colocar obstáculos muito difíceis na vida de uma pessoa.

Alguns estudos mostram que o processo de envelhecer começa já no nascimento. Há cientistas que acreditam no início dos processos biológicos do envelhecimento humano já dentro do útero. Por isso, a saúde do feto e da mãe é tão importante e irá determinar muito do que o adulto será.

O auge da vida do ser humano acontece por volta dos 30 anos, a capacidade mental, respiratória e da filtração dos rins é plena. Mas a partir desta idade o organismo começa a sofrer um lento declínio, o que é natural no processo de envelhecimento.

No entanto, nesse período, o ser humano já estará sensível à ação do chamado envelhecimento ruim. Assim, é a prevenção ao longo de toda a vida que vai ditar que tipo de velhice teremos.

Envelhece bem quem prioriza a prevenção de doenças, que podem surgir ao longo dos anos, como a hipertensão ou diabetes. Para isso, é preciso controlar os fatores de risco, a exemplo do fumo, do sedentarismo e do colesterol alto. É importante saber que as atividades físicas e a alimentação saudável são as principais bases para um bom envelhecimento.

Gostou da matéria? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
envelhecimento
envelhecer
terceira idade
qualidade de vida

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ