Qualidade de Vida

16/03/2015 03:50 - Atualizado em 24/11/2016 10:01

Cientistas tentam descobrir como retardar o envelhecimento

Medicamentos, cremes e hábitos saudáveis ajudam a retardar o envelhecimento desde cedo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

De acordo com o Fundo de Populações das Nações Unidas, uma em cada nove pessoas no mundo já passou dos 60 anos. Porém, isso não quer dizer que elas aparentem a idade, já que há como retardar o envelhecimento por meio de diferentes técnicas.

A busca pela “juventude eterna” é tema recorrente na ficção e na realidade, tendo como exemplo diversos famosos e suas buscas pela eliminação das rugasDo silicone à toxina botulínica, esses procedimentos servem apenas para reduzir as marcas e os sinais do avanço da idade.

Agora, cientistas vêm buscando uma fórmula para retardar o envelhecimento com medicamentos. Será que o avanço da medicina contribuirá para a juventude prolongada? Conheça algumas técnicas de “combate” à velhice.

como retardar o envelhecimento

Remédio poderá retardar o envelhecimento

Chamados de senolíticos, novos medicamentos para retardar o envelhecimento estão sendo desenvolvidos por uma equipe de pesquisadores da Florida, nos Estados Unidos. A droga pode aumentar a expectativa de vida saudável e prevenir ou reverter diversas doenças crônicas que surgem com a idade.

Realizada em camundongos, a pesquisa mostre que os senolíticos agem nas células que envelhecem. A descoberta se deu por meio da mistura de alguns medicamentos, como uma droga utilizada no tratamento de câncer e um anti-histamínico.

As substâncias combinadas se mostraram eficazes na indução da morte de células velhas, o que aumentou a expectativa de vida dos camundongos cobaias. Nos animais, a composição melhorou a função cardiovascular e deu mais resistência a exercícios.

Além disso, a droga reduziu a osteoporose, a degeneração da coluna e a fragilidade em apenas um ciclo de tratamento.

Como retardar o envelhecimento hoje?

Esperar pela fonte da juventude ou a aplicação de um medicamento para combater a idade pode deixar você ainda mais velho. Então, como retardar o envelhecimento com as técnicas já disponíveis?

Saiba que nem tudo é mito. Pelo contrário, a eficácia de cosméticos é válida, mas a alimentação e os exercícios físicos ainda são a melhor garantia de saúde e qualidade de vida.

De três a cinco vezes por semana, exercitar-se promove a redução do estresse e previne doenças cardíacas, pulmonares e de coluna. Combinado a isso, deve-se seguir uma dieta rica em frutas e vegetais para garantir o bom funcionamento do corpo.

Redução de estresse, vícios e medicação desnecessária também podem trazer maior expectativa de vida e saúde mental e corporal para os idosos - que, só no Brasil, já passam dos 23 milhões.

Retardar o envelhecimento da pele também é possível com cremes - quando devidamente registrados e testados dermatologicamente -, mas principalmente com o uso frequente de protetor solar.

A vitamina C, presente na laranja e em outras frutas cítricas, é mais uma aliada no combate aos sinais da idade, bem como o betacaroteno, que auxilia na visão e no sistema imunológico. A substância é encontrada  na cenoura, na abóbora e no mamão.

Gostou das dicas de bem-estar? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
envelhecer
idosos
terceira idade
sinais da idade

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ