Qualidade de Vida

19/05/2015 03:05 - Atualizado em 02/01/2017 10:12

Chega de malabarismos: Aprenda a administrar o tempo em 7 passos

Ter uma rotina organizada garante menos estresse e mais qualidade de vida.

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Redação

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Em 2010, uma pesquisa da Associação Internacional para Controle do Estresse no Brasil (Isma-Br) constatou que 62% dos brasileiros sofrem com a falta de tempo. A sobrecarga de trabalho e o excesso de tarefas são os principais motivos de estresse.

Os dados obtidos com mil executivos brasileiros, em Porto Alegre e em São Paulo, mostram como administrar o tempo é fundamental para a qualidade de vida.

E não são apenas os profissionais que sofrem com o tique-taque do relógio. Uma pesquisa do Ibope Inteligência descobriu que, em geral, 35% dos brasileiros entre 35 e 64 anos precisariam de mais horas para seu dia.

Você também tem dificuldade para administrar o tempo? Confira algumas dicas para otimizar as horas de trabalho e conquiste mais bem-estar.

administrar o tempo

Como administrar o tempo no dia a dia

Organize suas tarefas

Use os materiais que você tiver em casa a seu favor. Seja com cadernos, bilhetes ou aplicativos de celular, você pode encontrar a melhor forma de elencar as atividades e administrar o tempo. Defina o método que achar mais adequado à sua rotina e monte listas por ordem de prioridade das tarefas que precisam ser realizadas.

Planeje tudo

Na hora de planejar, veja além do hoje e do amanhã. Para conseguir ter maior produtividade, é importante conseguir driblar as urgências e organizar uma pauta prévia para a semana.

Quando você vê tudo o que precisa ser feito em um período de tempo específico, fica mais fácil se administrar. Além disso, saiba delegar tarefas aos outros. No ambiente doméstico ou profissional, tudo funciona melhor quando é feito em conjunto.

Reduza o que for possível

Não adianta assumir muitos compromissos que você não poderá cumprir. É mais fácil fazer projetos pequenos com qualidade. Assim, você é reconhecido pelo bom trabalho realizado e não pela bagunça da sua vida.

Faça uma tarefa de cada vez

Para não se perder ao administrar o tempo, realize as tarefas dedicando um tempo específico para cada uma. Não faça tudo ao mesmo tempo, dando preferência a uma sequência. Assim, você consegue manter o foco e a atenção necessária para que o resultado tenha qualidade.

Organização é lei para administrar o tempo

Defina as prioridades

O que precisa ser feito primeiro? Coloque a prioridade no topo da lista e foque na realização dela. Pendências que já extrapolaram o prazo também devem ser resolvidas o quanto antes. Faça primeiro aquilo que for rápido e fácil, depois parta para as urgências.

Livre-se da bagunça

A bagunça do seu ambiente de estudos ou de trabalho afeta sua produtividade. Por isso, mantenha sempre seus materiais no local adequado. O ideal é você administrar o tempo para fazer uma limpeza semanal daquilo que você não precisa mais, deixando apenas os objetos mais utilizados à disposição.

Fique longe da procrastinação

Deixar os compromissos para a última hora pode prejudicar seu trabalho e sua carreira. Quando não cumpre com as tarefas ou as entrega fora do prazo, você precisa estender o deadline ou realizar um serviço mal-feito. Além de ficar mais ansioso, você ainda corre o risco de ser taxado de irresponsável.

Qual seu maior desafio na hora de administrar o tempo? Deixe um comentário! E continue acompanhando o Vivo Mais Saudável para conferir dicas de bem-estar.

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