Qualidade de Vida

15/01/2015 01:30 - Atualizado em 04/09/2016 12:56

Carnaval 2015: Tudo para você se divertir nessa festa

Veja como curtir as festividades do Carnaval 2015, que ocorrem entre 15 e 17 de fevereiro.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O Carnaval é uma das poucas festas pagãs que são definidas pelo calendário cristão. Ele ocorre exatamente sete domingos antes de uma das maiores festividades do Catolicismo: a Páscoa. O Carnaval 2015 inicia-se no dia 15 de fevereiro, sendo que a festa segue até a terça-feira, dia 17.

No Brasil, essa é a festa mais importante do ano e faz o país inteiro parar. Saiba tudo o que você precisa para curtir a folia neste feriado prolongado.

carnaval 2015

A história do Carnaval

Tudo começa quando a Igreja Católica implantou a Semana Santa, por volta de 325 depois de Cristo. Ali, foi definido que, nos 40 dias que antecediam o início dela, as pessoas não poderiam comer carne e deveriam estar em penitência para receber Jesus.

Foi então que a população sentiu a necessidade de preparar uma festa. Nesse evento, os cidadãos se permitiam desfrutar de todos os prazeres, comiam muito, bebiam muito e se entregavam ao desejo sexual.

O Carnaval é a festa do adeus à carne. As pessoas se fartam de tudo o que desejam, para que na Quarta-Feira de Cinzas, início da Quaresma, possam entrar no período de jejum e penitência.

Com o passar dos anos, a festa começou a ganhar novos sentidos e novas formas de comemorar. Apesar de a data continuar sendo calculada da mesma maneira, o Carnaval não é mais uma despedida dos prazeres.

Carnaval 2015 e uma nova cultura

Quando a Igreja Católica começou a se firmar na Península Ibérica, o Carnaval ganhou novas comemorações. Comparando os carnavais dos tempos antigos com o que se anuncia para o Carnaval 2015, é possível perceber que realmente houve uma mudança significativa nessa cultura - a começar pelo fato de que poucos países ainda festejam, de fato, essa festa.

Veneza é uma das poucas cidades que ainda mantém a tradição do baile de máscaras. No Brasil, o Carnaval 2015 contará com os tradicionais desfiles de escolas de samba e alguns bailes organizados por sociedades. Mesmo que ainda se procure manter tradições antigas, essa festa hoje representa a alegria do povo, cada um a seu modo.

Já não são mais comuns as marchinhas típicas, os blocos são muito raros e as fantasias também. Hoje, o objetivo do Carnaval é fazer festa de todas as formas. É o momento de reunir os amigos e comemorar alguns dias de folga da maneira desejada. É um momento de euforia e descontração que representa a alegria natural do brasileiro e, por isso, faz tanto sucesso por aqui.

As principais festas do país no Carnaval 2015

Apesar de as características das festas carnavalescas terem se alterado ao longo do tempo, algumas festividades específicas se mantém inalteradas. E no Carnaval 2015 não será diferentes. Cidades brasileiras como Rio de Janeiro, Salvador e Olinda realizarão suas festas tradicionais, com desfiles, fantasias, música, diversão e infraestrutura para receber turistas vindos de todas as partes.

No Rio de Janeiro, como já é tradição, as escolas de samba do Grupo Especial desfilarão no sambódromo da Marquês de Sapucaí. Nas noites de domingo e segunda-feira, 12 escolas passarão pela avenida, desfilando carros alegóricos, muitas alas e comissões, com fantasias exuberantes, formando um show que encanta os espectadores e os jurados. O objetivo é conquistar o prêmio de Melhor Desfile.

Em Salvador a festa fica por conta do clima quente e acolhedor da Bahia. Dezenas de trios elétricos passeiam pela cidade, puxando blocos de foliões alegres e entusiasmados, que curtem as noites ao som das vozes mais importantes e renomadas do Axé baiano. As altas temperaturas e a hospitalidade do povo baiano fazem desse Carnaval um dos mais procurados pelos turistas.

O Carnaval 2015 em Olinda também conta com desfiles, mas o som que movimenta os foliões em terras pernambucanas é o frevo. Além disso, os principais personagens da festa não são os músicos ou seus trios elétricos. Os bonecos gigantes de Olinda, conhecidos mundialmente, é que animam a população. Os blocos tradicionais concentram-se em alguns pontos da cidade e depois circulam pelas ruas.

E você? Vai curtir o Carnaval onde? Deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
Carnaval
folia
diversão
bem-estar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ