Qualidade de Vida

02/06/2015 02:22 - Atualizado em 03/11/2016 08:14

Caitlyn aparece como mulher pela primeira vez

Ex-atleta declarou que sempre se sentiu mulher

POR

Redação

  • +A
  • -A

A última edição da revista Vanity Fair tem como capa a primeira foto de Caitlyn, anteriormente conhecida como Bruce Jenner. O ex-atleta estava insatisfeito com seu corpo, que era incompatível com seu gênero. Em entrevista à revista, Caitlyn declarou se sentir realizada após passar por modificações físicas.

mudança de sexo

Processo de transição sexual de Caitlyn

Ele foi submetido a cirurgias cosméticas nas quais o rosto e o corpo foram modificados. Na década de 80, Caitlyn começou tratamento hormonal, que fpo interrompido quando conheceu sua ex-exposa Kris Jenner 

redesignação sexual

Caytlin não chegou a fazer a reconstituição de seu órgão genital, parte do processo cirúrgico de mudança de sexo, e preferiu submeter-se somente a cirurgias estéticas, como o implante de seios. 

Mudança de sexo 

Este procedimento consiste na combinação entre cirurgia de reconstituição das genitálias, remoção de seios (no caso de mulheres) ou implantação de próteses mamárias (no caso de homens), tratamento hormonal contínuo e acompanhamento psicológico. Em abril, o ex-atleta declarou a vontade de mudar sua aparência. 

Cirurgia de mudança de sexo no Brasil

Até 1997 as cirurgias de troca de sexo eram proibidas. A partir de 2008 o Sistema Único de Saúde (SUS) iniciou atendimentos àqueles que desejavam submeter-se ao processo de troca de sexo. De acordo com o Ministério da Saúde, até o ano de 2014 foram realizadas 6724 procedimentos em ambulatório e 243 cirurgias.

Ainda segundo o órgão, a idade mínima para que uma pessoa passe por processo cirúrgico de mudança de sexo é de 21 anos.  Apresentar ao SUS um atestado psiquiátrico ou psicológico em que a identidade transexual esteja comprovada, também é pré-requisito para que a cirurgia seja feita.

Após o processo cirúrgico, é necessário que o atendimento psicológico esteja presente na vida do paciente por no mínimo dois anos.É importante salientar que antes de qualquer procedimento cirúrgico é direito do paciente ser acompanhado por equipe multiprofissional do SUS. O apoio da família e de amigos também é de extrema importância àqueles que passao por este processo.

Caitlyn recebe apoio e carinho da família

Em sua decisão, Caytlin recebeu apoio de sua família e de Kim Kardashian, sua enteada. Kris Jenner, Linda Thompson e Chrystie Scott, ambas ex-mulheres de Caytlin, também reagiram de forma positiva em relação às transformações físicas que o ex-atleta se submeteu.

Após publicação de entrevista cedida à revista, Caytlin atingiu cerca de um milhão de seguidores em seu twitter e recebeu o carinho de famosos como Lady Gaga e Oprah.

O suporte familiar é de extrema importância neste tipo de situação.Infelizmente, por motivos de dificuldade de aceitação ou por preconceito, nem sempre pessoas que passam pela mesma situação recebem o esse carinho, fundamental nesta fase de transição.

Gostou da matéria? Comente aqui! Quer mais? Curta a página Vivo Mais Saudável no Facebook.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ