Qualidade de Vida

26/02/2015 02:32 - Atualizado em 01/12/2016 01:54

Benefícios da leitura são comprovados pela ciência

A leitura amplia o vocabulário, facilita a comunicação escrita e estimula o cérebro.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Cientistas vêm pesquisando os benefícios da leitura para o cérebro e encontrando resultados animadores. Em 2010, um experimento realizado na Unidade de Neuroimagiologia Cognitiva do Inserm-CEA, na França, comprovou que os cérebros de adultos capazes de ler eram mais ativos. Conheça outras vantagens desse hábito tão prazeroso.

leitura

Leitura: A ciência aprova

Pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos aplicaram um teste no qual voluntários deveriam ler um capítulo do livro Mansfield Park, de Jane Austen. Dentro de uma máquina de ressonância magnética, as pessoas liam a obra de duas maneiras distintas.

A primeira leitura era sem compromisso, apenas desfrutando a história. Já a segunda precisava ser feita com análise crítica, focando em diversos aspectos estruturais do texto.

Os resultados neurológicos do estudo mostraram que a leitura de livros é um exercício bastante importante para o cérebro. Quando se lê, o sangue flui para locais onde funciona a concentração.

No caso de um aprofundamento crítico, a corrente sanguínea também atinge áreas cerebrais com menor atividade. Dessa forma, as conclusões foram de que a experiência literária pode afetar o cérebro e treiná-lo para ser aprimorado em atividades que requeiram concentração e compreensão.

Conheça alguns benefícios da leitura

Memória

A memória é uma das principais beneficiadas com a prática da leitura. Quando lemos, expandimos a capacidade de nossa mente, tornando-a mais receptiva às lembranças. Também exercemos a imaginação ao imergir em universos ficcionais ou reais.

Gramática

Conhecimento de palavras e compreensão gramatical são outras vantagens adquiridas pela pessoa que lê. Escrita melhor e entendimento de construções frasais auxiliam no processo de pensar em diferentes perspectivas.

Compreensão

Entender a si mesmo, os sentimentos e também o mundo ao redor é mais fácil se a pessoa tem um vasto conhecimento literário. É possível compreender processos, pensamentos e tendências a partir das histórias, cujos personagens apresentam conflitos psicológicos que nos permitem gerar identificação.

Informação

Um livro aproxima o leitor de diversos assuntos. A literatura existe para suprir a necessidade de conhecimento em praticamente tudo. Textos sobre profissão, cultura, saúde, tecnologia, comunicação, matemática, ciência e diversas outras competências são encontrados nas páginas dos livros.

Conhecimento

Você decide o quanto quer aprender sobre qualquer tema. Além do conhecimento científico e acadêmico, a leitura também proporciona histórias de vida, biografias de ídolos, viagens pelo mundo e outros assuntos ilimitados que estão ao seu alcance, quando você quiser.

Criatividade

Quem lê é mais criativo. Quanto mais referências culturais você dominar, mais conseguirá se expressar através de manifestações artísticas ou intelectuais. A diversidade é capaz de ampliar a criatividade. Por isso, quanto mais conhecimento se adquire com os livros, mais novidades, surpresas e ideias impulsionam a mente.

Hábito saudável

O hábito de ler requer esforço, vontade e foco, mas os benefícios aparecem quase imediatamente. Ler um pouco a cada dia permite a criação de uma “rotina literária”, na qual a redução do estresse, a estimulação da memória e a melhora no raciocínio e na concentração vão aparecendo e fazendo diferença no dia a dia.

Está esperando o que para reservar um tempinho para a leitura? Conte para nós qual é seu livro favorito! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
hábito
ler
benefícios
livros

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ