Qualidade de Vida

20/01/2015 07:32 - Atualizado em 05/04/2016 09:15

BBB 15: Entenda o fascínio do público sobre reality shows

Estreia do BBB 15 é prova de que os reality shows se consolidaram no Brasil neste milênio.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O BBB 15 - Big Brother Brasil - estreia em 20 de janeiro. Iniciado no ano 2000, quando a virada do milênio trazia a expectativa por grandes inovações, o reality show foi pioneiro no Brasil e abriu caminho para o lançamento de diversas outras produções do gênero.

Os reality shows chegaram ao país como um experimento e fascinaram tanto o público que já são atrações confirmadas nas grades de programação das emissoras. Mas você sabe qual o segredo de tanto sucesso?

bbb 15

A influência do BBB 15

As perguntas que cercam o sucesso de reality shows como o BBB 15 são muitas. Por que fazem sucesso? De que forma influenciam a vida das pessoas? Até que ponto podem ser considerados uma tradução da vida real? Profissionais de psicologia estudam e analisam os motivos pelos quais as pessoas ficam tão fascinadas ao assistir esse tipo de programa.

No Brasil, diversas pesquisas a respeito do assunto já foram realizadas. Os motivos encontrados são vários e, na maior parte das vezes, mostram que os reality shows fazem tanto sucesso porque conseguem sanar algumas necessidades e desejos que estão arraigados nas raízes da população brasileira.

Ou seja, essas produção não criaram um novo padrão de vida, mas têm a capacidade de tornar possível algo que os telespectadores desejavam.

O principal motivo pelo qual o Big Brother Brasil é um dos programas mais assistidos do país é a realização de um sonho antigo das pessoas: a fama. Mesmo que insconscientemente, a população se sente representada por cada uma das pessoas que fazem parte do confinamento. Os telespectadores torcem por quem é da sua região ou pelas pessoas com quem se identificam mais.

Na Psicologia, esse fenômeno é chamado de projeção. Quando alguém não consegue realizar um desejo ou conquistar algo de que sente necessidade, projeta essas vontades em outras pessoas. Isso explica um pouco desse fascínio que os programas causam.

É como se cada pessoa se visse representada. Afinal, são pessoas comuns, fazendo coisas comuns, em rede nacional e ficando famosas.

O prazer na observação

Outro fenômeno explicado pela psicanálise e que tem relação com o sucesso dos reality shows é o voyeurismo: o prazer em observar as ações das outras pessoas.

O BBB 15 só existe porque a população brasileira sente desejo de ver o que outras pessoas fazem no seu dia a dia. A forma como tomam banho, quando trocam de roupas, comem, dormem ou praticam exercícios.

A psicologia indica que um novo padrão de comportamento só se firma, quando supre as necessidades e os desejos de alguma parcela significativa da população. Com os reality shows não é diferente.

Quando iniciado, em 2000, o Big Brother Brasil era uma forma de testar e descobrir quais eram os desejos da população. A chegada do BBB 15 é a prova da solidez que o programa ganhou e do que a população queria.

BBB 15: Os efeitos do confinamento

Mas não é só nos telespectadores que os reality shows causam efeito. Programas como o BBB 15, que exigem que pessoas que sequer se conhecem vivam em uma casa, confinadas, por diversos dias seguidos, é um teste para o sistema nervoso e psicológico de quem participa do programa. É uma forma de desafiar os limites da mente humana e de cada um dos confinados.

Participar de um reality show é se ver obrigado a desvendar os mistérios de um campo minado. Você não sabe quais são os hábitos e as reações do outro. Você não sabe o que acontece fora daquele ambiente e está sob pressão, pois é analisado em tempo integral e precisa acertar sempre.

Isso mexe muito com a mente das pessoas, cujo equilíbrio é colocado em xeque, ficando também a um passo de desenvolver síndromes e transtornos.

E aí, você também gosta de assistir um reality show? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
televisão
reality show
psicologia
efeitos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ