Qualidade de Vida

16/07/2014 08:00 - Atualizado em 08/12/2016 01:19

Barriga saliente pode ser vencida com exercícios caseiros

Com as atividades adequadas, você pode eliminar a barriga saliente sem academia.

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Redação

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Não se engane: a academia não é o único caminho para eliminar aquela barriga saliente e moldar o corpo dos seus sonhos. Os principais exercícios aeróbicos que queimam calorias podem ser praticados em casa ou na rua.

Dicas para eliminar a barriga saliente

Foto: Shutterstock

Pular corda é um dos exercícios que mais queimam calorias. Foto: Shutterstock

Atividades aeróbicas podem ser realizadas em casa, sem a necessidade de nenhum aparelho em especial. Os exercícios são contínuos e demorados, fortalecem o corpo, diminuem as chances de doenças cardiovasculares e queimam calorias.

O primeiro sinal de que você está queimando calorias é bem óbvio: o suor. Não adianta querer acabar com a barriga saliente sem suar e sem se esforçar.

Uma dica: qualquer atividade física se torna mais aprazível quando acompanhada por música. Escolha músicas animadas, coloque os fones de ouvido e vá à luta.

E não esqueça: todo início de treinamento exige a criação de objetivos claros. Cada meta atingida servirá para impulsionar você em busca da vitória contra a balança.

Exercícios para perder a barriga saliente

Veja dicas de atividades para emagrecer e atingir o corpo dos seus sonhos sem recorrer à academia:

Caminhar

Este é o exercício mais tranquilo que existe. Pode ser feito em praticamente todos os lugares. O ideal é caminhar todos os dias ou com uma grande frequência. Se possível, aumente o ritmo da caminhada ao longo do tempo - até que você possa começar a correr. Para quem acha muito chato caminhar pela vizinhança, uma boa dica é mobilizar os amigos e realizar grupos de caminhada. Assim, além da conversa e descontração que a atividade proporciona, um sempre estará motivando o outro a não parar com os exercícios e todos eliminarão a barriga saliente em pouco tempo.

Corrida

Caminhar ajuda, mas correr é muito mais eficiente. Se você tiver condições físicas, a corrida é um dos melhores exercícios para queimar calorias e perder peso. Comece correndo em um percurso bem restrito e vá ampliando o trajeto e o tempo de corrida. No início, é importante intercalar caminhada e corrida. Aos poucos, você aumenta o tempo de corrida e diminui o de caminhada. Para manter a empolgação, não esqueça dos fones de ouvido e uma boa música.

Pular corda

A corda é um dos exercícios mais eficazes (e pouco lembrados) por quem quer perder peso. Trata-se de uma atividade intensa, que exige coordenação motora, agilidade e preparo físico. Não deve ser praticada por quem tem lesões no joelho, pois há o risco de agravar algum problema. A vantagem dessa atividade está no pequeno espaço que ela exige e no resultado rápido que ela oferece. Pode-se fazer no patio, na garagem, na calçada e, dependendo, até no próprio quarto, em um espaço de 2 metros quadrados. Comece estabelecendo metas de pulos seguidos sem errar. Depois, de tempo total (10 minutos, por exemplo) ou de pulos. Com 15 a 20 minutos por dia, você já verá ganhos.

Polichinelo

Essa atividade é um clássico das aulas de educação física. É bastante comum em alongamentos e para aquecer os músculos das pernas e dos braços. Tem função motora, pois os movimentos em sequência devem ser realizados pelos membros superiores e inferiores.

Abdominal

Experimente alternar polichinelo com abdominal. É um exercício bastante simples, mas com ótimo resultado: basta deitar no chão de barriga para cima, firmar os pés no chão, com os joelhos dobrados, e então levantar o tronco usando a força do abdômen. Há muitas variações bem-vindas para o abdominal.

Flexões

Atividade bem famosa para quem já assistiu algum filme que envolva o exército. Lembra? O soldado que desobedece alguma ordem precisa pagar pelo menos 50 flexões. Você desrespeitou a dieta? Pague em flexões! A atividade fortalece os braços, ombros e o peitoral.

Combo

Experimente fazer séries combinadas de flexões, abdominais, polichinelo e tiros curtos de corrida. Pode ser no pátio de casa mesmo, na calçada ou em qualquer espaço disponível.

Avaliação médica

Se você não costuma realizar exercícios físicos regularmente, recomenda-se uma ida ao médico para garantir que você está em condições para o início das atividades.

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