Qualidade de Vida

13/05/2015 12:12 - Atualizado em 02/12/2016 06:08

Banho frio: Cuide da sua pele e proteja o planeta

A água fria estimula o sistema imunológico, melhora a circulação sanguínea e economiza energia elétrica.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os benefícios da água não se limitam somente ao interior do organismo. Tomar banho é um hábito de higiene e saúde que geralmente é realizado com água morna ou quente, pois é mais relaxante. Porém, não é o mais recomendado. O banho frio hidrata a pele e auxilia no melhor funcionamento do organismo.

Tomar banho frio também ajuda o planeta. Apesar de uma ducha em um apartamento com boa vazão de água gastar em média 160 litros de água em dez minutos, a água quente também consome energia elétrica, o que contribui para um gasto excessivo.

É possível adotar o hábito mais saudável até mesmo no inverno.: basta saber dosar a temperatura e tomar alguns cuidados posteriores. Conheça mais benefícios do banho frio.

banho frio

6 benefícios do banho frio

Estimula o sistema imunológico

Ao tomar banho frio, o corpo reage imediatamente e estimula o sistema imunológico, tornando-o mais forte. O organismo passa a responder melhor contra vírus e infecções.

A pele fica com aparência mais saudável

A água gelada é muito benéfica para a pele, tanto em seu consumo interno quanto externo, pois tende a conservar a firmeza e a elasticidade.

Melhora a circulação

banho frio pode ser uma terapia efetiva para as pessoas com problemas circulatórios. A água fria favorece a boa circulação sanguínea e ajuda a distribuir melhor o oxigênio e os nutrientes em todo o organismo.

Evita varizes

A temperatura baixa da água melhora a circulação e provoca a contração vascular, ajudando a evitar a aparição de varizes. A redução é visível.

Desperta o organismo

O banho gelado estimula o corpo, ativa os sistemas e põe o organismo em alerta. Recomenda-se tomar um banho de água fria para começar o dia e se liberar daquela sensação de cansaço. Ele também é recomendado após exercícios físicos.

Mantém o cabelo saudável

A água fria é benéfica para o cabelo. Ela evita que ele fique com aspecto seco. As altas temperaturas retiram a hidratação do cabelo, mas a água gelada é ideal para prevenir a caspa e queda capilar.

Banho frio em qualquer época do ano

Se você não está acostumado a tomar banho com água fria, é possível que seja um pouco difícil começar a adotar esse hábito. Para começar a aproveitar os benefícios, você pode seguir estas dicas:

- Comece o banho com água morna e baixe a temperatura da água aos poucos para que a mudança não seja brusca

- No inverno, não tome banho frio até tremer e sentir desconforto. Neste caso, o melhor é optar pela água morna no período

- Nos primeiros banhos frios, não molhe a cabeça. Isso evita que uma área grande do corpo se resfrie

- Após o banho frio, principalmente no inverno, agasalhe-se com roupas quentes.

Tem mais alguma dica? Comente aqui! E não esqueça que o Vivo Mais Saudável sempre traz novidades para a sua beleza e o seu bem-estar.

TAGS
banho
relaxamento
meio ambiente
pele

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ