Qualidade de Vida

26/04/2015 12:23 - Atualizado em 06/12/2016 11:49

Banho de águas termais relaxa e melhora a circulação

As águas termais proporcionam diversos benefícios ao corpo, como renovação das células.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Desde o século 19, quando o Brasil copiava a moda europeia em busca de sua própria cultura, os banhos em águas termais são comuns no país. Diversas cidades recebiam inúmeras pessoas em busca de tratamentos para doenças reumáticas, asma e problemas musculares.

Por longos períodos, elas se banhavam nas águas de locais como Águas de São Pedro, em São Paulo, e Poços de Caldas, em Minas Gerais. Com propriedades terapêuticas, as termas proporcionam alívio do estresse, em função da grande quantidade de sais minerais, e melhora da circulação sanguínea.

As águas, às quais se atribuem propriedades de cura, vêm dos lençóis subterrâneos repletas de sedimentos milenares. Elas garantem mais energia e deixam os banhistas revigorados. Quer conhecer mais sobre essas “fontes da juventude”? Confira.

aguas termais

Por que as águas termais são tão boas?

Diferente da água com a qual tomamos banho no chuveiro, as águas termais não possuem resíduos de tratamento químico, nem acidez. Elas são ricas em minerais, mas variam quanto aos seus componentes em cada local. Uma das fontes utilizadas há mais tempo no Brasil, a de São Pedro, tem propriedades muito parecidas com as europeias, ricas em silício, lítio e enxofre.

Com o enxofre, as células passam por um processo de renovação mais rápido, além de combaterem infecções por micro-organismos. Já o lítio proporciona maior hidratação da pele, enquanto o silício reestrutura as camadas epiteliais mais profundas, proporcionando firmeza e agindo contra o envelhecimento precoce.

Quanto maior a concentração de sais minerais, maiores os benefícios à saúde.

Existem inúmeras fontes de águas termais no Brasil. Além das já citadas, há termas em Nova Prata e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul, em Caldas Novas, em Goiás, e muitas outras em Santa Catarina, como as de Piratuba e do Gravatal.

Os benefícios da água termal

As águas termais são bastante utilizadas por pessoas que sofrem de transtornos reumáticos e problemas respiratórios. Como desde a Antiguidade elas são usadas para fins terapêuticos, acredita-se que podem tratar praticamente qualquer problema. Porém, os principais benefícios são sentidos na pele e no aspecto dos tecidos epiteliais, no rosto e no corpo.

É possível, além dos banhos, engarrafar as termas para poder aproveitar dos benefícios em casa. Nesse caso, podem ser feitas compressas de efeito relaxante e energético.

Para beber, elas devem ser consideradas potáveis. De certa forma, as águas minerais também são termais, mas passam por um processo que reduz o teor de sais. Já nos cosméticos, elas são encontradas com maior proporção de seus componentes naturais.

Mesmo frias, as águas termais continuam com suas propriedades, perdendo apenas uma porção de gases. O banho só não é recomendável para pessoas hipertensas ou com pressão muito baixa, pois o calor altera a pressão.

Ao sair da água, é importante enxugar a pele com uma toalha de algodão e não usar sabonetes. Caso a pessoa sofra de ressecamento epitelial, podem ser aplicados hidratantes com base em água termal.

Gostou das dicas de bem-estar? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
pele
circulação
relaxamento
água quente

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ