Qualidade de Vida

22/10/2014 02:05 - Atualizado em 23/11/2016 05:55

Aprenda como conciliar a vida profissional e pessoal

Saber se dividir entre a vida profissional e pessoal é vital para agradar em casa e no trabalho.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se há alguns anos a vida profissional era mais restrita aos pais, hoje todos os membros da família estão inseridos no mercado de trabalho. Mães e filhos jovens têm compromissos profissionais que consomem muito tempo e energia, deixando muitas vezes o lado familiar carente de atenção e dedicação. Você já parou para pensar em como você concilia a vida profissional e pessoal?

vida-profissional-e-pessoal

Como dividir-se entre a vida profissional e pessoal

1. Momentos fixos

Como em grande parte das famílias as rotinas de mães, pais e filhos são bem divergentes, há uma grande possibilidade de que os momentos de encontro entre todos os membros do núcleo familiar se resumam aos finais de semana. Mas isso enfraquece os elos de ligação entre os entes, já que o contato é diminuído e a presença de um na rotina do outro é menor.

Uma das ações imprescindíveis para conciliar bem a vida profissional e pessoal é criar compromissos fixos e inadiáveis para a família. Por exemplo, combine com seus filhos e cônjuge que todas as terças e quintas-feiras será o dia da semana em que a família jantará junta. O fato de comprometer-se com determinado acontecimento evita o adiamento e ajuda a unir a família.

2. Férias

Além dos momentos fixos do dia a dia, é importante tirar alguns momentos para se dedicar somente aos seus familiares. Esqueça o trabalho e faça alguma viagem divertida com os filhos. A atenção total à família faz com que a relação se estabeleça de forma mais saudável. Além disso, as lembranças criadas nas férias unirão a família durante o resto do ano.

3. Organização

Organize seus horários e suas tarefas. Se sua família almoça em casa, adiante a refeição na noite anterior e deixe-a pronta para aquecer. Caso você tenha uma reunião importante em uma semana, estude a pauta e prepare tudo o que você precisará dizer ao longo dos dias, não deixe para a última hora. Organizar-se evitará que você perca tempo em casa com coisas de trabalho e no trabalho com afazeres domésticos.

4. Limites

Estabeleça metas e limites. E cumpra-os. É normal que você precise fazer hora extra alguns dias no mês, mas isso não pode se tornar uma atividade recorrente. Marque um horário para parar de trabalhar e não vá além dele. Se o horário definido for às 21h, desligue o computador e desative a sincronização de emails no seu celular assim que o relógio marcar essa hora.

5. Dividir

É imprescindível, na vida profissional e pessoal, dividir as tarefas. Assim como todos os componentes da família sujam as louças e o chão, bagunçam as camas e usam os banheiros, também é dever de todos organizar a casa. Divida as tarefas domésticas. Faça com que cada um arrume a sua cama, limpe seu quarto, lave a louça que sujou e organize o banheiro após o banho. Assim, ninguém fica sobrecarregado com as atividades da casa.

6. Mais qualidade

A rotina diária de trabalho e estudos não permite que o tempo para os momentos em família seja muito extenso e não há muitas alternativas para aumentar sua duração. Apesar disso, uma hora bem aproveitada é muito mais valiosa do que um dia sem grandes acontecimentos.

E aí, gostou das dicas para o seu bem-estar? Então não esqueça: brincadeiras, passeios ou uma leitura compartilhada podem fazer valer o pouco tempo em família.

Deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
trabalho
família
motivação
qualidade de vida

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ