Qualidade de Vida

26/08/2014 04:26 - Atualizado em 05/12/2016 12:35

Aprenda como calcular o peso da mochila para seu filho

Cuidar com o peso da mochila das crianças é importante para prevenir lesões.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O peso da mochila dos filhos é uma preocupação de pais e mães. Muitas vezes, o excesso de materiais de aula, entre livros, cadernos e acessórios, pode acarretar dores e problemas na coluna dos pequenos.

O desconforto inicial pode piorar com o tempo. Se o excesso de peso se prolongar, pode resultar em doenças como a escoliose (desvio lateral da coluna), a cifose (curvatura da espinha vertebral promovendo o arqueamento das costas) e a hiperlordose (acentuação da concavidade lombar).

peso-da-mochila

Como ajudar a reduzir o peso da mochila?

Mas mediante essa preocupação, surge a dúvida: como ajudar o seu filho a administrar o problema de excesso de peso da mochila? O primeiro passo está em saber escolher o modelo adequado para o seu filho.

Para isso, procure mochilas cujas alças sejam ajustáveis aos ombros e, se possível, também haja uma alça ajustável na altura da cintura. Também é importante atentar para que o modelo tenha um acolchoado na região de contato entre alça e costas. Isso auxilia a minimizar o atrito e assim evitar lesões.

A proteção na cintura também é importante, pois a posição ideal é o fundo da mochila na altura da lombar e caso ela esteja solta, consequentemente o corpo é puxado para trás pelo peso, fazendo com que os ombros sejam curvados a fim de manter o equilíbrio.

cuidados-com-a-mochila

Mantenha-se atento também na adoção de mochilas de rodinha para reduzir o peso da mochila. É verdade que fica mais fácil de carregar tendo as rodas de apoio. No entanto, caso a haste seja muito baixa, a criança precisará se curvar para puxá-la, tornando o mecanismo facilitador em um motivo de piora da dor nas costas.

Por isso, caso essa seja a opção tomada, fique alerta para que a haste esteja em uma altura em que não seja necessária a curvatura para puxá-la. Isso evita a sobrecarga tanto do joelho quanto do quadril.

Peso da mochila em um só ombro?

Também é importante instruir o seu filho que a tentativa de aliviar o peso da mochila carregando-a em um ombro só é um prato cheio para a escoliose. Isso ocorre devido ao desequilíbrio causado na coluna pela compensação que o outro ombro faz. Além da escoliose, esse desvio na coluna pode causar sintomas como dor de cabeça, dor lombar e dor nos dedos das mãos.

Na hora da distribuição do peso da mochila, tenha em mente que esse peso não deve ultrapassar 10% do peso da criança. Porém analise a postura dela ao carregar a mochila. Caso mesmo com 10% haja uma compensação por parte da criança – jogando o corpo para frente, o indicado é reduzir ainda mais esse peso.

Além disso, uma medida eficiente é distribuir os objetos de forma correta. Como? Evitando que o material fique solto e colocando cadernos, livros e materiais mais pesados mais recostados na coluna.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe com os amigos!

TAGS
postura
coluna
mochila

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ