Qualidade de Vida

24/03/2015 07:20 - Atualizado em 03/01/2017 06:38

Aplicativos para celular garantem saúde em dia

Os apps ajudam a manter o corpo em forma e orientam diagnósticos de doenças.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Tecnologia e saúde caminham juntas na criação de equipamentos para facilitar cirurgias e no avanço dos tratamentos de enfermidades. Porém, mais recentemente, ficou possível cuidar do corpo com aplicativos para celular. Na sua mão, com apenas alguns toques, você contabiliza calorias, monitora exercícios físicos e tira dúvidas sobre doenças.

Em 2012, o Brasil já somava quase 270 milhões de aparelhos celulares. Estima-se que, até 2017, os investimentos no setor de apps somem cerca de 23 bilhões de dólares. Quer descobrir como garantir saúde no dia a dia com essas novidades? Confira.

aplicativos para celular

Emagrecendo com aplicativos para celular

Contador de calorias

Aplicativos desse tipo funcionam para controle nutricional. Contando as calorias que você ingere diariamente, eles ajudam na perda de peso, registrando também as atividades físicas que você realiza.

Ao monitorar os principais nutrientes consumidos, você pode fazer relatórios de progresso, estabelecer metas personalizadas, criar perfis de dieta e descobrir receitas.

Os dados obtidos com esses aplicativos podem ser compartilhados nas redes sociais. Com o incentivo dos amigos e seguidores, a motivação aumenta e é possível continuar na busca por uma vida mais saudável.

Personal trainer de bolso

Outros aplicativos para celular permitem controlar as atividades físicas, as calorias perdidas, o tempo gasto nos exercícios e a frequência com que você os faz, entre outras estatísticas. Podem ser utilizados em corridas, ciclismo, caminhadas e outras atividades que requeiram contagem de distância.

Entre os recursos disponíveis, há feedback com som, monitoramento cardíaco e análise de desempenho. Há versões gratuitas e pagas, dependendo das funcionalidades.

ONU premia aplicativos para celular

Os aplicativos para celular têm se destacado no mundo todo pela utilidade e praticidade no dia a dia. A Organização das Nações Unidas (ONU) recentemente premiou algumas das melhores inovações na área da saúde. Cerca de 160 países inscreveram seus projetos, sendo que os maiores destaques foram para tecnologias dinamarquesa, espanhola e italiana.

O Life With Cancer, da Dinamarca, orienta as pessoas a lidarem com o câncer, além de permitir o compartilhamento de experiências entre os doentes. O Social Diabetes, da Espanha, monitora o diabetes tipo 1, promove a troca de dietas, exercícios e informações. Já o italiano Positive Technology permite que o usuário gerencie seus níveis de estresse.

No Brasil, um dos aplicativos para celular que mais se destacam é o UNA-SUS Dengue. O app é desenvolvido pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde, com subsídios do Governo Federal. Ele funciona como uma espécie de calculadora, que obtém os dados do paciente, indicando aos médicos a melhor forma de tratamento disponível.

O software é compatível com smartphones e tablets, tendo como principal objetivo ajudar no diagnóstico e no tratamento da dengue.

Gostou das dicas de aplicativos? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
tecnologia
atividades físicas
apps
saúde e tecnologia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ