Qualidade de Vida

28/10/2014 08:00 - Atualizado em 12/11/2016 10:54

Amizade no trabalho pode aumentar qualidade de vida

De acordo com pesquisa, fazer amizade no trabalho ameniza estresse e não atrapalha produtividade.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se você tivesse que citar as pessoas com quem mais passa tempo durante o seu dia, provavelmente a resposta seria o nome de algum colega de trabalho. É no ambiente profissional que ficamos a maior parte do nosso tempo e onde investimos grande parte de nossas ideias e energias. E é por isso que ter uma relação de amizade no trabalho funciona como motivação e conforto para as pessoas.

Foi isso o que descobriu uma pesquisa realizada pela Globoforce, em parceria com a empresa MarketTools. O relatório publicado contém dados coletados em agosto deste ano. Foram ouvidos 700 profissionais, que trabalham em tempo integral nos Estados Unidos. Os resultados obtidos mostram que a amizade no trabalho ajuda na qualidade de vida do funcionário e no rendimento na empresa.

amizade-no-trabalho

Amizade no trabalho: os números que provam a importância

Dos 700 americanos entrevistados, 78% responderam que passam entre 30 e 50 horas semanais na companhia dos colegas de trabalha. Por isso, é praticamente impossível não estreitar os laços. Ideia comprovada pelos 95% que afirmaram que já fizeram pelo menos uma amizade no trabalho ao longo da carreira. Mas nem sempre quando há amizade, há confiança. Apenas 88% confiam nos colegas.

Há muitas empresas que não apoiam a amizade entre os funcionários, alegando que relações de proximidade podem afetar negativamente no desenvolvimento dos empregados. A pesquisa da Globoforce mostra que essa é uma ideia equivocada. Um total de 71% das pessoas que participaram da entrevista e que têm mais de 25 amigos no trabalho gostam da empresa.

Desses profissionais que possuem mais de 25 amigos no ambiente profissional, 50% sentem orgulho da pessoa que os emprega, enquanto apenas 21% dessas pessoas aceitaria outra proposta de emprego. Em comparação, 42% dos funcionários que não têm nenhuma amizade no trabalho admite que aceitaria uma proposta profissional feita por outra empresa.

Por que construir amizade no trabalho

O motivo mais importante para fazer amigos no trabalho é encontrar pessoas que possam entender os problemas profissionais que você passa e lhe ajudar a resolvê-los. Ter alguém para confiar no trabalho e com quem dividir suas aflições é uma forma de amenizar o estresse do cotidiano e das cobranças. Só quem trabalha na mesma empresa que você pode entender como funciona o ambiente.

Os dados da pesquisa americana revelam que 61% dos profissionais que foram pesquisados contam com os colegas de trabalho para superar um momento difícil. Da mesma forma, 73% já riram até quase chorar com os amigos que fizeram no ambiente profissional, enquanto outros 74% possuem histórias e memórias em comum com os colegas.

Além disso, é um ponto de referência. Os seres humanos têm necessidade de identificação. Assim, fazer amizade no trabalho é uma forma de se localizar no espaço, de entender a si mesmo como parte daquela empresa e de adaptar-se à ideia de que há mais pessoas que dependem de você, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.

E aí, gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
sucesso
amizade
trabalho
bem-estar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ