Qualidade de Vida

24/07/2014 02:00 - Atualizado em 23/11/2016 08:48

Amamentar em público é legal? Veja conselhos práticos

Deixe o constrangimento de lado com pequenas dicas para amamentar em público o seu bebê.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Amamentar é um ato constante e cercado de amor. Por mais que se crie uma rotina para a criança, para quem trabalha fora ou precisa estar sempre em movimento, isso pode ser um problema. Ou melhor, isso seria um problema para a mamãe, ou para as pessoas ao redor? Amamentar em público gera polêmica já faz um bom tempo.

A polêmica de amamentar em público

Há quem se sinta incomodado e constrangido ao ver um seio despido no shopping, por exemplo. Em contrapartida, as mães que se sentem intimidadas com a situação têm se reunido na internet para organizar eventos popularmente chamados de "mamaço". Todas as mulheres se reúnem em algum lugar que hostilizou uma mãe e, juntas, amamentam os seus filhos.

amamentar-em-público

Amamentar em público sem constrangimento

Com medo de olhares alheios e estranhando a reação de possivelmente ter os seus seios vistos, algumas mulheres ainda sentem vergonha de amamentar em público. Confira algumas dicas de como realizar esse ato tão belo e natural do ser humano sem se constranger:

- Primeiro, em casa: antes de querer amamentar em público, é preciso que já se tenha o domínio do ato em casa. A família pode ser um ótimo teste para eliminar a vergonha da mamãe. Você estará na sua casa, então, lembre-se: não precisa se esconder para amamentar.

- Em frente ao espelho: para você ter uma noção do que as outras pessoas enxergam ao ver você amamentando, a dica é realizar o ato em frente ao espelho. Assim, se você estiver realmente mostrando a mais, poderá corrigir a postura antes de ir para a rua.

- Outras mães: uma saída consideravelmente interessante para não ficar envergonhada na rua é, no início, sair com outras mães. Uma ajudará a outra, ambas trocarão experiências e conversarão sobre o assunto até que estejam tranquilas e confiantes.

- Mapear o destino: para evitar qualquer desconforto, é sempre válido pesquisar o local para onde você vai. Muitos lugares possuem áreas específicas para que as mães amamentem os seus filhos. Então, é interessante que você use essas áreas.

- A criança: é possível montar uma rotina, ou próximo disso, para com o seu filho. Assim, você sabe em quais momentos do dia ele irá pedir o leite. O segredo aqui é estar preparada, para, assim que ele manifestar os primeiros sinais de fome, você já oferecer o seio.

Se você esperar ele manifestar o desejo do leite, ele começará a chorar, espernear e, consequentemente, atrairá olhares estranhos para vocês, o que pode lhe deixar constrangida.

Acessórios são aliados

Mães que desejam dar uma disfarçada no momento podem contar com uma série de acessórios disponíveis no mercado. Os splings, por exemplo, vêm conquistando as mamães e são um tecido na faixa lateral do corpo que sustentam o bebê e ainda deixam os braços livres.

Uma almofada de amamentação inflável também é uma interessante opção para o conforto da criança e da mãe. E, se a ideia for realmente esconder a amamentação, pode-se colocar por cima do seio uma fralda de pano ou capa para amamentação.

Após tantos treinos e táticas, amamentar em público não pode ser mais um problema. Você deve se sentir apta para enfrentar e ignorar os olhos alheios, desfrutando de um direito que as mulheres têm, que é o de amamentar em público os seus filhos.

E aí, gostou do texto? Deixe seu comentário e compartilhe seu experiência no nosso fórum!

TAGS
amamentação
crianças

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ